Camorim ganha Creche Municipal

01/10/2008

Cem crianças serão atendidas nesse primeiro momento com alimentação, educação entre outros.

Mais um projeto concluído, mais uma necessidade da população atendida pela Prefeitura de Angra dos Reis. O prefeito Fernando Jordão entregou na quarta-feira, 1, a Creche Municipal Maria José Clara Gomes de Oliveira, que vai atender 100 crianças de zero a três anos, 11 meses e 29 dias que residem no Camorim Grande. A solenidade foi festiva, e como aconteceu na entrega da Escola Municipal Raul Pompéia, na Monsuaba, na segunda-feira, 29, marcada por momentos de muita emoção. A homenageada que emprestou seu nome à creche estava presente, como também seus familiares. Maria José, atualmente diretora da Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa, na Monsuaba, foi educadora da Escola Municipal Coronel João Pedro de Almeida, por 26 anos. A escolha por seu nome foi unânime. Recebeu apoio da comunidade e da Associação de Moradores do Camorim. Familiares, alunos novos e antigos e professores lhe renderam muitas homenagens. A emoção tomou conta de todos os moradores, secretários do governo e de outros que estavam presentes ao evento. A secretária de Ação Social e primeira-dama, Célia Jordão também esteve presente.
- Não dá para dimensionar o que estou sentindo, é uma honra muito grande receber essa homenagem ainda em vida. A minha história está no Camorim, mesmo morando na Monsuaba. Acompanhei o crescimento dessa comunidade, e hoje, com a abertura dessa creche vejo mais um investimento na educação das nossas crianças. Ensino com mais qualidade na pré-escola, - lembrou Zezé, como é conhecida.
A creche do Camorim foi instalada numa casa adaptada para atender as crianças. Ela tem quatro salas de atividades que receberam brinquedos, berços, colchões, mesas e cadeiras coloridas, jogos, artigos de desenhos como lápis de cores, giz de cera, guaches entre outros. A estrutura foi criada para oferecer conforto para os baixinhos que entrarão às 7h e saíram às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. A sede ainda tem uma cozinha, um refeitório, três banheiros adaptados para crianças, lavanderia, secretaria, banheiro para funcionários e sala de professores. Uma área gramada e ajardinada à frente da casa recebeu brinquedos para a diversão das crianças. O espaço externo é amplo e oferece facilidades de circulação.
As crianças são atendidas na creche com cinco refeições diárias, o cardápio é preparado por nutricionista, cuidados de higiene pessoal e desenvolvimento pedagógico. Fazem parte da equipe: berçarista; auxiliar de berçário; professor; auxiliar de recreação; merendeira; zeladora; diretora e auxiliar de diretora.
- Eu já precisei muito de uma creche quando meus dois primeiros filhos eram pequenos. Tinha que trabalhar e não havia lugar para deixá-los. Fico muito satisfeita, que hoje, as mães que moram no nosso bairro ganharam esse espaço seguro. Porque é preocupante não sabermos se eles estão sendo bem tratados ou não. E com eles na creche a gente tem tranqüilidade, - falou Denise da Silva, que mora no Camorim há 26 anos e tem três filhos: 9 anos, 7 anos e 1 ano.
Hoje a Prefeitura atende nas cinco creches municipais (Camorim, Balneário, Japuíba, Frade e Monsuaba) e nas seis conveniadas (Village, Vila Nova, Gamboa, Santa Rita do Bracuí, Boa Vista e Perequê), 1.879 crianças.
- Este era um anseio muito antigo da comunidade. O morador do Camorim não tem o que reclamar. Agora temos a creche e um ESF. Temos uma boa estrutura no bairro para atender as nossas necessidades, - falou o presidente da Associação de Moradores do Camorim, Maxwel Eustáquio.
Os responsáveis que queiram uma vaga na Creche Municipal Maria José Clara Gomes de Oliveira, deverão comparecer à Rua Irmã Irene, nº 40, onde ela está localizada, levando declaração de trabalho e documento da mãe e comprovante de residência, além de documentos da criança como certidão de nascimento e cartão de vacinação. A diretora Glauciane Soares Basílio e a auxiliar Edna Márcia Ferreira Laércio estão à frente da creche.
- A creche foi a coisa mais importante e mais bonita que o Camorim poderia ter ganhado. A minha mãe tinha que trabalhar como eu e não tinha com quem me deixar. Agora vou poder trabalhar tranqüila, sei que minha filha será bem cuidada, - comemorou a manicure Rejane Nóbrega da Silva Rodrigues que mora no bairro desde que nasceu há 25 anos. Ela é mãe de Matheus de 6 anos e da pequena Ana Júlia, de 3, a primeira a ser inscrita na creche.
A instalação dessa creche no Camorim confirma o compromisso da Prefeitura com a educação infantil no Município.
- Já estamos com o projeto de ampliar para 200 o número de atendimentos aqui na creche do Camorim. O nosso trabalho é contínuo. Na sexta-feira (3) entregaremos à população do bairro um ESF, vamos iniciar o esgotamento sanitário da praia, e ainda revitalizar a Escola Coronel João Pedro de Almeida. A Rua 2 também será pavimentada para oferecer mais conforto para os moradores do bairro, - falou o prefeito Fernando Jordão que elogiou a escolha do nome da educadora para creche e agradeceu a Alexandra Pacheco, filha da proprietária da casa, por ter cedido o espaço para abrigar a instituição infantil.
A secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão está satisfeita com os projetos da Prefeitura que especialmente, contemplam as crianças e jovens do Município e envolvem todas as secretarias do governo.
- Estamos entregando à população equipamentos bem projetados que oferecem conforto e uma educação de primeira. O prefeito Fernando Jordão se compromissou com a educação nos diferentes segmentos de ensino em nossa cidade. Com respeito e valorização de todos. No Brasil há uma demanda reprimida na educação Infantil de 13 milhões de crianças. No país só 10% são atendidas. Nós estamos crescendo. Há 8 anos eram 75 crianças atendidas, hoje são 1.879 - disse Stella