Unidade Mista de Saúde de Jacuecanga revitalizada

15/12/2009

UMS ganhou consultório oftalmológico, foi toda pintada e ganhou novos equipamentos e mobiliário

A Prefeitura de Angra reformou toda a Unidade Mista de Saúde de Jacuecanga (UMS Arcanjo Pinto Fiúza) e implantou o primeiro consultório oftalmológico que funcionará fora do Centro. Comprou equipamentos novíssimos para os consultórios odontológicos, fez obras de pintura na unidade e trocou todo o mobiliário antigo por novos, promovendo uma revitalização total do prédio para possibilitar atendimento mais amplo, de qualidade e com mais conforto para todos os usuários, moradores de Jacuecanga e bairros próximos.

A inauguração foi realizada em festa, na noite de terça-feira, 15, com o prefeito Tuca Jordão e o presidente da Fundação de Saúde (Fusar), Adílson Bernardo, anunciando mais uma excelente notícia para os moradores da região – o consultório oftalmológico além de realizar consultas irá fornecer óculos para os pacientes.

O governo municipal, com mais este consultório, amplia a rede de atendimento em oftalmologia, que antes contava com consultórios funcionando no Centro de Especialidades Médicas (CEM)) e no consultório itinerante que funciona no ônibus adquirido neste primeiro ano do prefeito Tuca, em setembro. O ônibus percorre todo o município fazendo atendimento, principalmente às comunidades mais distantes de unidades de saúde, e desde quando começou a funcionar já fez mais de 1.400 atendimentos.

O setor de odontologia ganhou novos mobiliários e foram instaladas duas novas cadeiras odontológicas. Os pacientes de saúde bucal contam com serviços de endodontia, odontopediatria, estomatologia, periodontia, radiologia oral e emergência odontológica. Os consultórios médicos do pronto-atendimento e da emergência (clínica médica, ginecologia, obstetrícia, pediatria, pneumologia infantil, cardiologia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e fisioterapia domiciliar) também receberam obras e mobiliários.

Durante a inauguração, moradoras do Condomínio Popular Léo Corrêa da Silva Filho, inaugurado quando Tuca era secretário de Habitação, na gestão do ex-prefeito Fernando Jordão, compareceram ao ato levando cartazes de agradecimento pela obra de revitalização da unidade de saúde, que segundo uma das moradoras, Valdeci Sodré , mãe de quatro filhos, presta excelente atendimento a todos os moradores.

- Esta unidade é exemplar, os funcionários sempre nos atenderam muito bem. Agora ficou novinha em folha e ganhamos um consultório oftalmológico. E tudo vai ficar muito melhor- acredita ela.

Muitos moradores de Jacuecanga foram à unidade para conhecer os novos equipamentos e saíram satisfeitos. O vice-prefeito Essiomar Gomes, a primeira-dama Alessandra Jordão, o vereador Leandro Silva, o secretário de Governo, Carlos Alexandre Soares, diversos outros secretários e autoridades municipais, como o subprefeito da região, Moisés Nunes; os presidentes das Associações de Moradores da Verolme, Luís Carlos; do BNH, Nelson Furtado; e do Village, Leacyr Eduardo (o Ilha Grande); além do pastor Elhiabe, da Igreja Congregacional, também prestigiaram o evento.

O prefeito Tuca parabenizou Mayara, Graziela e Sara, diretoras da unidade, pelo excelente trabalho realizado, lembrando que todas as pessoas que procuram uma unidade de saúde têm o direito de serem tratadas com carinho e dignidade, e que é dever dos profissionais assim o fazerem. Lembrou que esta é uma das preocupações da primeira dama Alessandra.

- Minha esposa também tem esta preocupação, e por isso criamos o Programa Humanizar, que é coordenado por ela. Com o programa esperamos que todos os funcionários da prefeitura, não só os da saúde, passem a atender com mais carinho e eficiência a todos os que procuram o serviço público, porque este é o nosso papel como gestores públicos- explicou ele.

Tuca agradeceu a presença das moradoras do condomínio e de todos os presentes. Elogiou o trabalho que o presidente da Fusar, Adilson Bernardo, vem realizando, dizendo que o admira tanto pelo profissionalismo como pelo amigo que ele sempre foi. Falou que não descansará um minuto sequer no governo até entregar o melhor hospital da região, que está localizado na Japuíba, e que irá atender também a todos os municípios vizinhos – porque já o fazemos informalmente, agora com um consórcio de saúde, o faremos oficialmente- explicou.

Frisou que as parcerias que a Prefeitura de Angra vem fazendo com o governo do Estado têm sido importantes e que “o governador Sérgio Cabral está sendo um grande aliado, prova disso será a implantação da Unidade Emergencial de Pronto Atendimento (UPA) que, implantaremos juntos, município e estado, brevemente na cidade.”

Tuca e Adílson lembraram também que houve avanços significativos no município no setor da saúde neste primeiro ano, mesmo enfrentando adversidades, como foi a queda da arrecadação. Para exemplificar, citaram realizações como as oito unidades de saúde inauguradas: três novas unidades criadas (ESFs da Caputera, Encruzo e da Banqueta) e cinco totalmente reformadas ( Serviço de Pronto-Atendimento e Centro de Especialidades, no Centro; unidades de Monsuaba,do Parque Mambucaba e a de Jacuecanga).

Outras importantes aquisições também foram lembradas, como 14 novas ambulâncias, o ônibus oftalmo, que já prestou mais de 1.400 consultas; e a compra de mais dois novos ônibus para transportar pacientes que precisam ser atendidos fora do município.

O prefeito Tuca Jordão adiantou, para os presentes à inauguração, que o projeto da prefeitura é entregar até o final do mandato cerca de mais 22 novas unidades de saúde para a população- oito, já para o próximo ano, além de revitalizar diversas outras.