Aula inaugural inicia projeto Bombeiros Mirins

18/05/2017

Angra dos Reis é a única cidade do estado que terá o projeto que visa a formação de novos líderes

Aconteceu ontem (17) no final do dia, no salão de eventos e festas NEPO’s, na Monsuaba, a aula inaugural do projeto Bombeiros Mirim, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e o 10º Grupamento de Bombeiros Militares, sediado em Angra dos Reis. O evento contou com todas as crianças participantes uniformizadas, seus familiares e diversas autoridades como a secretária da pasta, Célia Jordão; a presidente da Fundação da Infância e do Adolescente (FIA), América Tereza; os bombeiros tenente Leandro Silva, sargento Marcos Alex, aspirante Marcos Augusto e o capitão Fábio Geaquinto.
O projeto tem como objetivo a busca de formação de líderes e capacitará 100 crianças e jovens entre 8 e 17 anos para o enfrentamento de situações de emergência, provocando mudanças comportamentais nas áreas ambientais, sociais e de defesa civil. As crianças e adolescentes inscritos no projeto serão acompanhados e participarão efetivamente das ações do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, no bairro Monsuaba. “Com essa parceria poderemos desenvolver atividades com o objetivo de fortalecer os vínculos e aproximar as famílias”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Jordão.
Serão três meses de execução do projeto no CRAS Monsuaba. Durante este período, serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas, palestras informativas, atividades recreativas, visitas orientadas programadas no Batalhão da Polícia Militar e reunião com famílias com temas como a prevenção e combate a incêndio e salvamento, Defesa Civil, civismo e cidadania, noções de saúde, higiene, doenças sexualmente transmissíveis e drogadição, meio ambiente e educação no trânsito.

As crianças receberão benefícios, lanche, uniforme e apostila. “Serão orientadas e acompanhadas por profissionais especializados”, informa o secretário Executivo de Assistência Social, Munir Francisco. O grupo também fará parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Angra dos Reis é a única cidade do estado que terá o projeto Bombeiro Mirim sendo executado, e isto se deve a uma parceria entre a prefeitura e 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Os demais CRAS de nossa cidade serão contemplados futuramente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3368-7413.