Semana Santa em Angra dos Reis

25/3/2013

Fé, devoção teatro e música marcam a programação preparada pela Cultuar

A Semana Santa em Angra dos Reis vai ser celebrada com muita fé, devoção, teatro e música. A programação preparada pela Fundação Cultural de Angra dos Reis – Cultuar teve início na última quarta-feira, 20, com a abertura da exposição “Semana Santa e São Benedito em Angra dos Reis”, na Casa Larangeiras, reunindo peças do acervo sacro do município e de arquivos pessoais cedidas pela comunidade católica.

Uma das peças de mais destaque é um candelabro triangular de 15 velas, usado na cerimônia do Ofício de Trevas, celebrada na Quarta-feira Santa do final do século XIX e restaurado pela Gerência de Patrimônio Histórico da Cultuar.

São fotos, jornais, cartazes, figurinos como casulas, capas e paramentos litúrgicos de 1940 usados pelos padres, sudários, cornetas, capacetes, armaduras (Séc. XX) e uma matraca do século passado usada na Sexta-feira-Santa, além de imagens, como a de Nossa Senhora da Soledade (séc. XIX) expostas para contar a nova geração como era festejada a Semana Santa.

A festa de São Benedito também é contada na exposição que traz, entre outras peças, o livro original de 1853, escrito em substituição ao antigo estatuto da Irmandade de São Benedito que era de 1820. Também fazem parte da mostra vestimentas usadas pela Corte Negra e as tradicionais caixinhas de esmolas que percorríam as ruas da cidade conduzida por uma membro da irmandade pedindo ofertas para o santo e que se perdeu desde que o último membro da irmandade que fazia este serviço veio a falecer.

Os ritos litúrgicos da data mais importante do calendário católico têm início nesta sexta-feira, dia 22, com a Via Sacra Paroquial, saindo da igreja Matriz e com término no Carmo. A Via dolorosa conta os passos de Jesus desde a sua condenação, passando pela paixão e morte na cruz até a Ressurreição. Amanhã, dia 23, apartir das sete e meia da manhã tem confissão comunitária na igreja Matriz e Missa às 19h30 no Carmo.

No domingo, 24, será celebrada a Missa do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor com a benção dos ramos às 08h na comunidade do São Bento e em seguida sairá a Procissão até o Carmo. As celebrações religiosas prosseguem até o Domingo da Ressurreição.

Teatro e música encerram a programação

No sábado, às 21h, no largo da Matriz, acontece o espetáculo teatral “Auto da Paixão de Cristo”, a maior produção teatral já realizada em Angra com 80 atores, que conta a história de Jesus Cristo desde o nascimento até a morte e ressurreição. O texto mistura passagens bíblicas com um pouco das lendas e da cultura angrense e o resultado é um espetáculo cheio de emoção. Vale a pena assistir.

Encerrando os festejos da Semana Santa e abrindo o feriado municipal de São Benedito, o forró animado do Grupo Pimenta do Reino vai sacudir o Cais de Santa Luzia, a partir das 23h.

Incluindo novos instrumentos na roupagem de suas musicas, a banda acabou dando ao seu público o estigma de “Um Forró diferente”, é o que o público fala após ouvir o Pimenta do Reino tocar. Com um estilo musical bastante peculiar, o Pimenta, como é carinhosamente chamado pelos fãs, vai além do Forró-pé-de-serra. Mistura sanfona, zabumba e triângulo com violão, flauta, violino, baixo e percussão. O resultado dessa mistura é uma melodia leve e dançante. Talvez seja por isso que por onde passa o sucesso de público é garantido.

Após lançar o disco, “A Hora é Essa - 2003” o Pimenta do Reino gravou seu primeiro CD e DVD ao vivo “Estação Pimenta - 2007”, com composições próprias e algumas regravações: Trazendo muito Baião, Xaxado, Xote e Forró, com arranjos originais, inovadores e com muita qualidade musical. As músicas já estão na boca do público que vão aos shows e traduzem bem o universo musical que este trabalho quer atingir.
Nos quase dez anos de estrada a banda dividiu palco com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Oswaldo Montenegro, Sá e Guarabira, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Jorge Versilo, Luiz Melodia, Trio Nordestino, Frank Aguiar, Calcinha Preta, Falamansa entre outros.

Segue a programação completa da Semana Santa em Angra dos Reis.

SEMANA SANTA – ANGRA DOS REIS 2013

“Dei-vos o exemplo, para que façais e mesma coisa que fiz.” João 13, 15

Dia 22 de março – Sexta-feira
19h VIA SACRA PAROQUIAL, saindo da igreja Matriz com término no Carmo.

Dia 23 de março – Sábado
07h30 CONFISSÃO COMUNITÁRIA na Matriz
19h30 MISSA no Carmo

Dia 24 de março – Domingo de Ramos
08h BENÇÃO DOS RAMOS, na comunidade São Bento e em seguida, PROCISSÃO, até o Convento do Carmo e MISSA.
18h MISSA no Carmo
20h MISSA no Carmo

Dia 25 de março – Segunda-feira Santa

19h30 MISSA no Carmo, saindo em seguida a PROCISSÃO DO DEPÓSITO, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de São Benedito, que será recebida na Av. Raul Pompéia pelo Apostolado da Oração e pela Ordem Franciscana Secular, seguindo para a Matriz, onde a imagem do Senhor dos Passos ficará exposta para veneração.

Dia 26 de março – Terça-feira Santa

19h30 PROCISSÃO DO ENCONTRO, saindo da Matriz com a imagem dos Senhor dos Passos conduzida pela Irmandade de São Benedito, Apostolado da Oração e Ordem Franciscana Secular. Do Carmo, sairá a imagem de Nossa Senhora das Dores até o Largo da Matriz, onde será pronunciado o Sermão do Encontro.

Dia 27 de março – Quarta-feira Santa

07h30 MISSA no Carmo
19h MISSA DOS SANTOS ÓLEOS, na Catedral de Itaguaí.
Obs. Todo o povo é chamado a participar dessa Missa, por ser sinal de comunhão com toda a Diocese de Itaguaí. Não haverá atividade na Paróquia.

Dia 28 de março – Quinta-feira Santa

15h30 MISSA no Asilo
19h30 CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR, com a cerimônia do LAVA-PÉS, no Carmo e TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO para a Capela da Ordem Terceira do Carmo, onde haverá adoração dos fiéis até às 22h.

Dia 29 de março – Sexta-feira da Paixão

07 às 12h ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
15h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR no Carmo. Após a celebração, haverá exposição e guarda da imagem do Senhor Morto, na Matriz.

19h – CERIOMÔNIA DO DESCIMENTO DA CRUZ e PROCISSÃO DO SENHOR MORTO, que percorrerá o itinerário de costume, acompanhada pelas associações religiosas, movimentos pastorais, banda de música e povo em geral. Nos diversos Passos, a Verônica cantará a Lamentação.

Dia 30 de março – Sábado Santo

19h – CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL com BENÇÃO DO FOGO, do CÍRIO PASCAL, da ÁGUA, e RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO, no Carmo.
21h30 – ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO com atores de Angra dos Reis, na Praça da Matriz.

Dia 31 de março – Domingo de Páscoa

05h – PROCISSÃO DE CRISTO RESSUSCITADO, saindo do Carmo até a Matriz, seguida de MISSA e CAFÉ COMUNITÁRIO.
18h - MISSA, no Carmo
20h – MISSA, no Carmo

CF 2013 Tema: FRATERNIDADE E JUVENTUDE
Lema: “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME”!(Is 6, 8)

Realização: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Ordem Terceira do Carmo
Apoio: CULTUAR – Prefeitura de Angra