Cras da Nova Angra realiza reunião do Paif

02/05/2013

Os benefícios sócio-assistenciais foi um dos temas abordados

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Nova Angra, realizou na tarde da última terça-feira, dia 30, um encontro do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). A reunião contou com a presença de dezenas de mulheres da comunidade, que assistiram a uma palestra com temas relacionados com o trabalho e os benefícios sócio-assistenciais.

O coordenador do Bolsa Família, Renan Paim, esteve presente e falou sobre detalhes do programa do governo federal. Os participantes também obtiveram informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que em Angra é coordenado pela Prefeitura, em ação conjunta entre as secretarias de Ação Social, de Atividades Econômicas e de Educação, e oferece diversos cursos gratuitos.

Durante o evento foi realizada uma homenagem ao Dia das Mães, com sorteio de brindes e entrega de mensagens para as mães presentes. A comemoração foi finalizada por uma funcionária que faz o cadastro do programa Bolsa Família, que cantou uma linda canção em homenagem a todas as mães.

As reuniões do Paif são realizadas mensalmente nos sete Cras existentes no município. No último dia 24, um encontro realizado na unidade do Parque Mambucaba teve como tema a violência doméstica e direitos cíveis.

O secretário de Ação Social, Leandro Silva, que esteve presente, falou da importância da participação popular nos eventos realizados nos Centros de Referência em Assistência Social.

— Temos muitas atividades à disposição dos moradores e estamos buscando ainda mais opções para oferecer nos sete Cras existentes no município — afirmou Leandro.

SOBRE O PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Dentre os objetivos do Paif, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.