Cantos de Angra na Casa de Cultura

30/7/2013

Música e Fotografia: Edinho Lima abre mostra com seus cantos preferidos de Angra

A música e a fotografia. Essas são as duas paixões do músico e fotógrafo Edinho Lima que serão expostas na mostra “Cantos de Angra”, a partir do dia 07 de agosto na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. A abertura será às 19h, com direito a um pocket show de algumas composições do artista.

O nome da exposição faz uma alusão a alma de músico de Edinho e ao mesmo tempo reproduz os cantinhos preferidos pelo fotógrafo.

— Essas fotos mostram o que eu considero os melhores “cantos” de Angra, e por outro lado mostram também “cantos” de casarões, portas de igreja e janelas coloniais — explicou Edinho.

A coletânea, que tem curadoria de Fernando Carvalho, será exibida até o dia 23 de agosto. As fotos foram registradas em momentos de lazer e andanças do músico, que durante anos tocou nas noites de Angra. “Edinho Canhoto”, como é conhecido pela sua habilidade de tocar o violão com a mão esquerda, apresentará ao público um olhar leve e delicado de lugares da nossa cidade que muitas vezes passam despercebidos e que, com a sutileza de um olhar diferenciado, ganham vida e forma.

O trabalho do músico-fotógrafo (ou fotógrafo-músico), foi feito depois de um ano de cliques. Cinquenta e cinco fotos foram selecionadas no tamanho 30 x 45. São registros coloridos e em preto e branco que serão as atrações da nova exposição fotográfica da Casa de Cultura.

— Foi muito difícil escolher as melhores fotos. Angra tem lugares belíssimos para fotografar, mas a experiência do Fernando me ajudou muito. É uma exposição temática e decorativa. São fotos com tratamento diferenciado e prontas para serem emolduradas e enfeitar qualquer parede — informou Edinho.

O ARTISTA EDSON LIMA

o cantor, compositor, violonista e percussionista Edinho é autodidata e conheceu a música ainda na infância por meio dos avós que eram instrumentistas. A partir daí ela não saiu mais da sua vida.

Aos 11 anos participou do seu primeiro festival de música, no antigo Cine Araribóia, e junto com o grande amigo Paulo Mattos - falecido em agosto de 2012 - é o músico de Angra mais premiado nas 16 edições do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, com premiações nas categorias melhor música, prêmio ecologia, prêmio Maestro Galloway, melhor letra, entre outras. Sempre em parceria com outros músicos, como Fernando Grande, Zé Carlos do Cartório, José Carlos Miranda. Além do festival de Angra, Edinho também foi premiado em outros grandes festivais do país, como os de Tatuí, Miracema, Garanhus, Tarituba, entre outros.

CURADOR FERNANDO CARVALHO

Para o fotógrafo e curador da exposição Fernando Carvalho, Edinho Lima dispensa apresentações como fotógrafo.

— Edinho tem muitas qualidades, mas destaco seu profissionalismo. É dedicado ao seu ofício e tem um olhar sensível às belezas de Angra — destaca Fernando.

Quanto à exposição, o curador define as fotos como um “canto de louvor às belezas de Angra.

— Acredito que sua arte fotográfica traga muito da sensibilidade musical que já fazia parte da sua trajetória. Vale a pena conferir seu trabalho — concluiu.

O fotógrafo Fernando Carvalho é membro da Associação Fotográfica de Angra dos Reis (Afocar), fundador da Associação Brasileira de Arte Fotográfica (Abaf) e premiado em vários salões de fotografia pelo Brasil.