Prefeitura presta contas no Camorim

2/8/2013 1

Conceição recebe elogio pelas primeiras ações do Governo

Nesta quinta-feira, 1º, a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, e parte do secretariado, estiveram no Camorim Grande para mais uma rodada da prestação de contas nos bairros. Como tem acontecido, a reunião foi aberta pelo controlador-geral do município, João Duarte, explicando a situação financeira do município, inclusive a dívida herdada com vários contratos de limpeza, vigilância, folha de pagamento de funcionários, merenda escolar, medicamentos e aluguéis, entre outros, que somam mais de R$ 101 milhões. De acordo com o controlador, as dívidas serão pagas pela atual gestão, com recursos do orçamento de 2013, o que pode levar a redução nos investimentos.

Em seguida a prefeita saudou os moradores. Disse que, embora a prefeitura tenha iniciado o ano com muitos problemas tem trabalhado de forma incansável para oferecer à população mais qualidade de vida e desenvolvimento. Como a prefeitura ainda não tem condições de custear alguns projetos, tem buscado parcerias nos governos federal, estadual e com empresas privadas. Com as parcerias está sendo possível viabilizar projetos e obras como a formação profissional, restauração de postos de saúde, recapeamento de ruas e programas sociais, além disso do Hospital da Japuíba.

— Vamos abrir o Hospital da Japuíba ainda este ano. Conseguimos consolidar parcerias com os governos federal e do Estado para tornar isso possível. A prefeitura vai custear apenas 25% de seu funcionamento e o custeio alto foi o motivo para que, no ano passado, o prédio tivesse sido entregue ao Estado — afirmou a prefeita Conceição Rabha aos moradores.

A reunião de prestação de contas tem como principal objetivo ouvir a população e suas reivindicações, sugestões e reclamações. Entre as solicitações estavam a melhoria no serviço de captação de água, reabertura da creche, asfaltamento da rua da Jaqueira e a reforma da ponte da Bexiga.

Os secretários responderam à comunidade e assumiram compromissos. O presidente do Serviço de Água e Esgoto (Saae), Mario Marcio, disse que vários serviços já foram prestados pela autarquia na região e assegurou que a próxima estiagem, no verão de 2014, já não será tão sofrida para a comunidade por causa do aumento na oferta de água. O secretário de Obras, Jefferson Deccache, garantiu que a ponte da Bexiga será reformada e a rua da Jaqueira será calçada.

Quanto à creche do Camorim, a própria prefeita Conceição esclareceu que a prefeitura está alugando um prédio na comunidade, que está passando por adequações e será aberto ainda este mês de agosto.

Embora tenha saído do bairro com várias reivindicações, a prefeita também recebeu elogios pelo trabalho desenvolvido na cidade nesse início de gestão. Sua determinação, garra e coragem foram reconhecidas por vários moradores, que demonstraram também satisfação e confiança por terem esse momento de relação direta com a prefeita e seus secretariado.

— O vice-prefeito Leandro Silva e eu estamos indo de bairro em bairro para dizer que o nosso Governo é o governo da transparência e que, diferente das gestões anteriores, estamos dando a vocês o direito de terem voz, para que possam falar, questionar, reivindicar e fiscalizar. Quero que vocês nos fiscalizem, vocês devem e têm esse direito — garantiu Conceição.