Governo se reúne com população

Governo discute com moradores reivindicações e soluções para os problemas dos bairros

Quinta-Feira, 12/04/2007 | Superintendência de Comunicação .

Na noite desta terça-feira, dia 10, na Escola Municipal Prefeito Toscano de Brito, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, participou de uma reunião de trabalho com os moradores da Gamboa. A reunião  foi uma de uma série que estão sendo promovidas com a participação das associações de moradores para que as comunidades apresentem seus problemas e reivindicações e o governo apresente as soluções.
A Associação de Moradores da Gamboa, através de seu presidente Edmilson dos Santos, apresentou uma lista de reivindicações ao secretário de Integração Governamental. Bento convocou uma comitiva de secretários municipais  e realizou a reunião que teve a presença de cerca de 100 pessoas da comunidade e do vereador Elias José Rabha (Fiote).
O problema de abastecimento de água será resolvido em breve. O SAAE irá instalar uma bomba mais potente no reservatório existente no Bairro. Foi esclarecido aos moradores que a água da nascente existente no local   foi analisada pelo SAEE e ela está imprópria para o consumo, ou seja, não pode ser usada para abastecer a comunidade. Além disso, como a Gamboa tem 99% das casas com rede de esgoto separada das águas pluviais o SAAE está estudando um sistema para implantar um sistema de tratamento no bairro.
Uma das principais reivindicações da Gamboa é a instalação de um PSF na localidade. Por determinação do Ministério da Saúde para ter uma unidade PSF o bairro deve ter no mínimo 600. Para constatar essa viabilidade será feito um levantamento na comunidade.  
Para fazer esse levantamento a Fusar vai promover no dia 25, às 19h, na Escola Municipal Prefeito Toscano de Brito um reunião para inscrever candidatos a Agentes de Saúde. São eles que irão de irão de casa em casa saber o número de famílias que moram na Gamboa. Segundo ainda as regras do Ministério da Saúde para a implantação de PSF isso é determinado pelo número de fogões que existem nas casas.  Para se candidatar a Agente de Saúde o interessado deve morar há pelos menos dois anos na localidade, ter 1º Grau ser maior de 18 anos.
Ainda na área de saúde, na segunda-feira, dia 16, uma equipe de Secretaria de Saúde estará na Gamboa para iniciar uma Campanha de Desratização. Para que de resultados positivos os moradores precisarão colaborar no que diz respeito ao condicionamento do lixo. Cada rato produz 144 filhotes por ano por isso sua ploriferação é rápida. Além disso,   durante a desratização os moradores devem prender seus cães para que não sejam envenenados.
A questão do transporte público será solucionada em uma reunião que já está agendada entre a Viação Senhor do Bonfim, a Subsecretaria de Transporte e Trânsito, Assis a Associação de Moradores da Gamboa.  A Prefeitura vai realizar obras de revitalização no campo de futebol do Bairro, mas  a prioridade é construção de uma área de lazer com quadra poliesportiva na parte de cima da Gamboa, onde está a maioria   dos moradores. O local já foi escolhido e falta apenas resolver um problema de ocupação irregular da área.
Mas os moradores não precisarão esperar tanto por atividades culturais e esportivas. A Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, vai instalar o Programa de Ação Corporal (PAC), destinado a adultos, idosos e portadores de necessidades especiais na Gamboa caso os moradores tenham interesse através da Associação de Moradores. Outro programa é o Pólo Cultural. Se houver demanda as crianças e jovens terão acesso a uma série de atividades como aulas de desenho, pintura, violão, flauta, dança e teatro.
Ao final das reivindicações apresentadas pela Associação de Moradores Bento concedeu a palavra para que todos os presentes fizessem outras reivindicações e/ou apresentasse sugestões para o Governo. Ele explicou aos moradores que reuniões como aquela estão acontecendo em todos os bairros.
- Não são reuniões de promessas, são reuniões de compromisso de trabalho para a execução das ações apresentadas, - garantiu o secretário de Integração Governamental.
Na noite de quarta-feira, dia  11, Bento e seus secretários se reuniram com os moradores da Banqueta e na manhã de quinta, dia 12, como os moradores da Praia do Anil.
 
 

Secretarias relacionadas: