Prefeitura e Sest_Senat e a qualificação do trabalhador

Prefeitura recebe coordenadores do Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e alinham parceria

Quarta-Feira, 12/07/2017 | Superintendência de Comunicação

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Assistência Social, de início ao alinhamento de uma possível parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que pertence ao sistema S, de desenvolvimento de ações voltadas para os trabalhadores do setor do transporte e trânsito.
Os Sest e Senat são entidades civis, sem fins lucrativos, que promovem o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. Entre as ações, há a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, visa o sucesso profissional dos trabalhadores, com a oferta de cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.
A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão e o secretário Executivo de Assistência Social, Munir Francisco, se reuniram na última quinta-feira, 7, com os coordenadores do sistema SEST e SENAT, e ouviram dos mesmos a proposta de instalação de uma unidade de médio porte no município. Eles solicitaram ao governo municipal à cessão de uma área para a construção da unidade em Angra, e Célia Jordão ficou de apresentar ao prefeito Fernando Jordão a solicitação dos representantes do Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
“Vamos conversar com o prefeito sobre a proposta, e temos certeza que a parceria é viável e será de muita importância para os nossos trabalhadores do setor do transporte e futuros profissionais da área. A qualificação é de extrema relevância para empregabilidade e renda das pessoas. Devemos buscar caminhos, alternativas, oportunidades de assistência ao trabalhador“, disse a secretária Célia Jordão.
O sistema Sest e Senat ainda faz um trabalho importante nas áreas da saúde, esporte, lazer e cultura, na prevenção de doenças, na promoção e na preservação das condições saudáveis dos indivíduos, no bem-estar físico e mental e na inclusão e integração do indivíduo na sociedade. O sistema tem unidades operacionais localizadas nos grandes centros urbanos e em postos de abastecimento das principais rodovias do país, o Sest e Senat estão presentes em todos os estados brasileiros.
O sistema S é formado também por organizações e instituições como Senai, Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, entre outras, todas referentes ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas que tem como objetivo, melhorar e promover o bem estar de seus funcionários, na saúde e no lazer, por exemplo, como também a disponibilizar uma boa educação profissional.