Após assinatura de protocolo, visita a Aldeia Tekoa-Sapukai

Presidente da Funai foi acompanhado por um grupo de secretários do governo municipal, e visitou o local onde será instalado o Centro Cultural Indígena

Quinta-Feira, 04/08/2017 | Superintendência de Comunicação

Após a cerimônia na sede da Prefeitura de Angra, o presidente da Funai esteve também na aldeia, liderada pelo Cacique Domingos, e conheceu novos projetos da Prefeitura de Angra dos Reis para o local. “Fico muito satisfeito em visitar a aldeia e quero agradecer ao prefeito Fernando Jordão e ao Carlos Henrique, pelo convite”, disse Franklimberg Freitas.
Os índios Guaranis recepcionaram o presidente da Funai e os secretários de governo, com uma apresentação de seus grupos culturais, com muita música e dança, características de suas tradições. Logo em seguida, os índios, através de suas lideranças, fizeram perguntas ao dirigente do órgão federal, com questionamentos referentes à proteção e garantias de suas culturas e de suas terras.
O presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Carlos Henrique Souza de Vasconcelos, o Peninha, detalhou o projeto do Centro Cultural Indígena, uma área no início da reserva, que terá espaços para artesanato, gastronomia, cultura e religião. “É fundamental este espaço, para divulgar a cultura indígena e também preservar as tradições da aldeia”, afirmou. O dirigente da Funai foi recebido também pela secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, e outros secretários municipais.
“Os indígenas poderão, de forma ordenada, comercializar toda a sua produção de artesanato e serem beneficiados com o Plano de Gestão Ambiental e Territorial”, informou o presidente da TurisAngra aos moradores da aldeia. A Aldeia Tekoa-Sapukaié formada por tupis-guaranis e que totaliza cerca de 470 moradores, em 90 famílias. Hoje há um tanque com 2 mil alevinos (filhotes), mas pela iniciativa da prefeitura da Funai serão mais quatro, com produção estimada de 5 mil Kg de peixe por tanque.
Também estiveram acompanharam o presidente da Funai na visita aos índios, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Alexandre Giovanetti, o secretário Executivo de Meio Ambiente, Mário Reis e o secretário Executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junuqeira e também o vereador Marco Santo Antônio.