150 famílias do Abraão têm moradia garantida

Por unanimidade, deputados estaduais derrubaram o veto do governador ao PL que autoriza o estado a vender casas aos ex-funcionários do antigo Desipe

Terça-Feira, 12/09/2017 | Superintendência de Comunicação

A Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) derrubou por unanimidade, 55 votos, nesta terça-feira, 12, o veto do governador Luiz Fernando Pezão, ao projeto de lei que autoriza o governo do estado a vender a ex-funcionários do antigo Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro), que trabalharam no extinto presídio, na Ilha Grande, Vila do Abraão, e que ocupam as casas há mais de 50 anos.
O Projeto de Lei 1733/2012, de autoria do deputado Gilberto Palmares, que ao se ausentar da Alerj como parlamentar em um outro mandato, foi somado a ação política do também deputado Rosenverg Reis, autor de um outro projeto sob o mesmo tema e ambos os projetos foram analisados pelos parlamentares e apensados, ou seja, agregados, resultando em sua aprovação, na garantia da compra dos imóveis pelos ex-funcionários do presídio e seus herdeiros.
Com isso, os moradores terão a regularização de suas casas, que virá em forma de alienação dos bens imóveis de propriedade do Estado, garantindo a eles o financiamento de suas residências sob as regras do Programa Minha Casa Minha Vida, livrando-os da desocupação.
Estiveram presentes na sessão de hoje (12) na Alerj representando Angra dos Reis, além dos moradores, os maiores interessados, o prefeito Fernando Jordão, a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador José Augusto, e ainda os vereadores Titi Brasil, Sargento Thimóteo, Gedai, Flavinho, Jean e Canindé.
“Estamos muito felizes com esse momento tão importante para os moradores, e as 150 famílias, pela regularização de suas casas. A gente vem lutando há mais de seis anos junto com os moradores, com várias idas ao Rio de Janeiro, buscando uma solução junto ao governo do estado e aos parlamentares. Viemos ao Rio várias vezes com uma comissão de moradores e com o Jeferson, da Associação de Moradores da Vila do Abraão, e hoje, finalmente, eles podem comemorar”, disse o prefeito de Angra.
Ele ainda lembrou do empenho em especial dos deputados Gilberto Palmares e Rosenverg Reis, e do líder do governo na Alerj, Edson Albertassi. “Eles não mediram esforços para que esse sonho se tornasse realidade para os moradores do Abraão”, disse Fernando Jordão.