Sábado, 16, tem Limpeza nas Praias

Clean up Day, o Dia Mundial de Limpeza das Praias, em Angra, vai reunir cerca de 140 voluntários na Praia das Amendoeiras, na Ilha da Gipóia

Quarta-Feira, 13/09/2017 | Superintendência de Comunicação

Neste sábado, 16, às 8h, um grupo de cerca de 140 voluntários tem encontro marcado no Cais de Santa Luzia. De lá, todos vão seguir em um saveiro para a Praia das Amendoeiras, na Ilha da Gipóia, onde vão participar do Clean up Day, o Dia Mundial de Limpeza das Praias.
A escolha da Amendoeiras não é por acaso. A praia é uma das mais afetadas pela poluição. Suas areias recebem a correnteza da Baía da Ilha Grande e junto com ela chegam também toda a espécie de lixo. São canudos, garrafas pet, pontas de cigarro, sacos plásticos e dezenas de outros detritos que se acumulam na costa. As pontas de cigarro, por sinal, são responsáveis por dois terços do lixo encontrado em todas as praias do mundo.
“Todo movimento social em prol da melhora do meio ambiente e pela sustentabilidade deve ser apoiado”, destacou o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Carlos Henrique Souza de Vasconcelos.
Segundo o publicitário Breno Santana, um dos organizadores da ação, qualquer pessoa pode participar, desde que faça a inscrição. As inscrições são feitas na Loja Fedrizzi, no Shopping Piratas. As luvas descartáveis e os sacos de lixo são oferecidos aos participantes. Ainda na loja, está sendo vendida uma camiseta comemorativa a R$ 20. A verba vai para um fundo para a criação de uma ONG voltada para projetos ambientais nas praias da cidade.
Antes da coleta do lixo, todos assistem a uma palestra. Depois, todos participam de atividades recreativas na praia e, no fim do dia, haverá uma confraternização no Calafate Bistrô. Este ano, haverá também uma homenagem náutica havaiana para Maia Datori, um dos organizadores que faleceu este ano.
Desde 2010, este grupo de voluntários, através do Angra Surf Club, encampou a ideia da limpeza das praias que, no estado do Rio de Janeiro, é liderado pela ONG Aqualung. Ela recebe todas as informações do recolhimento de lixo das praias e envia para o Centro para a Conservação da Vida Marinha (The Ocean Conservancy), com sede em Washington, nos Estados Unidos, e que é apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
“Esta ação é muito importante e deveria ser estendida a outros municípios”, afirmou o secretário executivo de Meio Ambiente de Angra dos Reis, Mario Sérgio da Gloria Reis.
O Clean Up Day tem o patrocínio do Condomínio Portogalo, do Iate Clube Aquidabã e do Angra & Ilha Grande CVB. A parceria é da Prefeitura de Angra, através da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e Secretaria Executiva de Meio Ambiente. A promoção É da Rádio Costazul FM. Apoio: Colégio Jean Piaget, Yamaha Danimar, Bammbú Espaço Gourmet, Fedrizzi, Angra Drone Job, Filiper, Sandubas, Buteco dos Reis, Global Master, Angra Ocean Turismo Náutico, Anônimus Eventos, Aguiarte, Marina Costa Bella e família Datore.