Prefeitura reabre CEA para o público

O Centro de Estudos Ambientais estava deteriorado e fechado para visitações há quatro anos

Quarta-Feira, 11/10/2017 | Superintendência de Comunicação

A Prefeitura reabriu para o público o Centro de Estudos Ambientais – CEA, hoje (11), que estava fechado há cerca de quatro anos e com suas instalações bastante deterioradas. O prédio sofreu uma reforma e a partir de agora, terá atividades semanais relativas ao meio ambiente e sua preservação. A reabertura contou com uma programação especial para as crianças, pela passagem de seu dia, em uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Secretaria Executiva de Meio Ambiente), Educação, Ciência e Tecnologia e a de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
O prédio do CEA, na Praia da Chácara, foi pintado por dentro e por fora e realizado o conserto de vazamentos, infiltrações, reboco, entre outros. Além disso, foi construída uma entrada no auditório com rampa de acesso para pessoas com deficiência física, construído uma sala onde funcionará um laboratório de análise de água em parceria com o INEA, que possibilitará a verificação da balneabilidade das praias pelo próprio município. O antigo aquário de espécimes marinho estava desativado e deixado de lado, foi recuperado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e está pronto para receber peixes, agora, de água doce.
A Superintendência de Parques e Jardins deu uma repaginada no entorno do prédio e em seu interior, refazendo as jardineiras e expondo quadros feitos com pedaços de árvores, banquinhos também com material reutilizado do horto florestal e o plantio de sete palmeiras que foram plantadas a partir da semente durante o primeiro mandado do prefeito Fernando Jordão, em 2001 a 2004. Essas mudas da época, já estão com aproximadamente 10m de altura e agora, em seu lugar definitivo, que é ao lado do CEA.
Também foi implantado no local, um ecoponto para receber baterias, pilhas e pequenos eletrônicos, que ficará instalado lá para o cidadão que tiver que descartar esses itens sem poluir o meio ambiente.
A programação contou com brincadeiras como pingue-pongue, pula-pula, pintura facial, distribuição de pipocas, cinema, oficinas de pintura e histórias e muita alegrias. As crianças presentes no CEA são da rede pública de ensino e as atividades, foram realizadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Há de destacar a importante participação da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, especialmente dos funcionários da Secretaria Executiva de Serviço Público, nas reformas feitas no CEA, deixando o espaço revitalizado.