Prefeitura apóia ações no Dia da Consciência Negra

Quilombo Santa Rita do Bracuí promove uma série de atividades abertas ao público para homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra

Quinta-Feira, 16/11/2017 | Superintendência de Comunicação

Na segunda-feira, 20, será celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. O Quilombo Santa Rita do Bracuí, com apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, e da Secretaria de Cultura e Patrimônio, promove uma série de atividades na Praça Zumbi dos Palmares entre 9h e 12h.
As atividades são: limpeza do busto de Zumbi dos Palmares, roda de Capoeira com o mestre Abutre, Macumba, oficina de turbante e oficina de Abayomi (boneca típica africana), coral guarani, jongo, coral de mulheres da terceira idade e teatro Fala Preta. Após as ações na Praça, uma caravana sairá em direção ao Quilombo Santa Rita do Bracuí onde acontecerá uma feijoada e a Missa Afro.
Além do Rio de Janeiro, o Dia Nacional da Consciência Negra é feriado em mais quatro estados: Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso. A data propõe uma reflexão sobre a inserção do preto na sociedade brasileira e é comemorada no dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder na luta pela abolição da escravidão. As escolas municipais de Angra dos Reis também realizam ações para homenagear este dia, de acordo com a Secretaria de Educação.