Programa Cidades Empreendedoras premia Angra dos Reis

11 cidades fluminenses participaram da disputa promovida pelo Sebrae/RJ

Sexta-Feira, 27/04/2018 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis recebeu, nesta quinta-feira (26), uma medalha por sua participação no programa “Cidades Empreendedoras”, promovido pelo Sebrae/RJ. Ao todo, 11 cidades participantes apresentaram os resultados obtidos ao longo de um ano de programa, durante evento que aconteceu no auditório da sede do Sebrae, no Centro do Rio.
Participaram do evento, representando Angra dos Reis, o secretário executivo de Indústria, Comércio e Serviço; o coordenador da Sala do Empreendedor; e o diretor de Relações Institucionais da secretaria de Desenvolvimento Econômico.
No programa, os municípios competiram entre si visando melhorar o ambiente empreendedor das cidades, diminuindo a burocracia e criando Políticas Públicas que aumentem a participação dos pequenos negócios nas compras públicas. Essas ações promovem um ambiente favorável à geração de negócios e desenvolvimento socioeconômico local.
Em Angra dos Reis, o trabalho foi realizado pelo Comitê Gestor, formado por representantes do Sebrae e da Prefeitura, e por dois Agentes de Desenvolvimento (AD’s) formados. A consolidação da Escola de Gestão Pública Municipal, que capacita gestores públicos para construir um ambiente empreendedor, foi um dos destaques do município durante a participação no Programa.
Outras iniciativas que podem ser destacadas são: a capacitação de fornecedores e gestores públicos quanto aos benefícios oferecidos pela Lei Geral; a isenção para o Microempreendedor Individual (MEI) de taxas municipais, inclusive de renovação do alvará; a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento; a sensibilização de servidores da Educação para a importância da compra de produtos da agricultura familiar; produtores rurais cadastrados e em processo de qualificação contínua.