Menino Imperador chega a Angra nesta sexta

Vasta programação religiosa e cultural marcará a comemoração do Divino neste fim de semana

Quinta-Feira, 17/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que neste ano tem como tema “Espírito Santo, Ajudai-nos a Superar a Violência”, chega ao seu ápice neste fim de semana, com uma extensa programação religiosa e cultural, envolvendo fé e tradição.
Nesta sexta-feira (18), as atividades começam bem cedinho, às 6h, com alvorada festiva, seguida de café da manhã com o Menino Imperador, João Gabriel Pinto dos Reis, em sua casa, no Morro da Fortaleza. Depois, às 11h, como manda a tradição, o Imperador chegará de barco ao Cais de Santa Luzia, juntamente com a Folia do Divino. Ao meio dia, será serviço um almoço para toda a comunidade no Convento do Carmo. Às 18h30, acontecerá mais uma Procissão das Bandeiras, saindo da casa das festeiras, em direção à Igreja Matriz, onde às 19h30, será celebrada uma Missa, com coroação do Menino Imperador. Depois, no império montado no Cais de Santa Luzia, haverá programação musical com a Banda Sereno e apresentações das seguintes danças folclóricas: Coquinhos, Jardineiras e Lanceiros.
A programação segue no sábado (19). Às 10h, na Igreja Matriz, haverá celebração das crianças com o Menino Imperador. Às 18h30, acontece mais uma Procissão das Bandeiras, seguida de missa, às 19h30, na Igreja Matriz. Às 20h, no Cais de Santa Luzia, haverá apresentação musical com Bruno Perez e Erivelton Marques e as danças folclóricas dos Coquinhos, Velhos e Marujos.
No domingo (20), dia de Pentecostes, a programação terá início às 6h, com alvorada festiva e amanhecer no Espírito Santo, com missa e café comunitário. Às 9h30, acontecerá a Procissão das Bandeiras e às 10h será celebrada, na Igreja Matriz, Missa Solene. Às 16h, será celebrada Missa festiva e, às 17h, haverá procissão do Divino Espírito Santo, seguida de troca da coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.
Às 20h, continuam as atrações culturais no Cais de Santa Luzia, com apresentação do Grupo Nosso Som e danças folclóricas de Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujo.
A tradicional Festa do Divino, que chegou a Angra no século XVII, é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e conta com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio) e a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra).