Simulado de acidente conscientiza população

Ação aconteceu na manhã de hoje, no Centro da cidade, e chamou a atenção para os perigos no trânsito

Sábado, 19/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

Despertar uma consciência responsável em todas as pessoas que utilizam o trânsito. Este foi o principal objetivo do simulado de um acidente realizado na manhã deste sábado (19), pela Prefeitura de Angra, por meio da Superintendência de Trânsito, na praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade. A ação fez parte da programação do Maio Amarelo e contou com o apoio da secretaria de Saúde, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (Iages).
A cena de um acidente entre um veículo e uma motocicleta chamou a atenção de quem passou pelo local. Personagens, dentre eles uma criança e mulheres vítimas de acidentes de trânsito, também fizeram parte da encenação.
Pouco depois das 10h, o simulado, de fato, aconteceu e um grande número de pessoas se reuniu em volta para assistir. No chão, um condutor de motocicleta, pouco após ser vítima de um acidente de trânsito. Uma pessoa, presenciando o fato, chamou o Samu. Em poucos minutos, a ambulância do serviço estava no local para prestar socorro ao acidentado.
Quem narrou a cena e deu informações importantes para os presentes foi o enfermeiro do Samu, Adílson Veríssimo Moraes, que coordena o Núcleo de Educação em Emergência e Urgência da Costa Verde (NEU-Costa Verde).
- Se você não sabe e não tem treinamento para socorrer a vítima de um acidente, seu papel é, manter o equilíbrio, e solicitar a presença dos Bombeiros (193) ou do Samu (192) – orientou o enfermeiro, acrescentando que os agentes de trânsito têm papel fundamental nestes casos, para sinalizar a via.
A iniciativa da Prefeitura foi aplaudida por quem teve a oportunidade de assistir o simulado.
- Foi uma ação muito bem elaborada e de bom gosto. Eu já fui vítima de acidente de trânsito e sei a importância deste trabalho de conscientização. No trânsito, temos que zelar uns pelas vidas dos outros -, destacou o morador do Balneário, Cosme José dos Santos Júnior.
Segundo o agente de trânsito José Aparecido da Silva Luís, o objetivo da atividade foi alcançado.
- Conseguimos chamar a atenção da população para a necessidade de atitudes que promovam um trânsito seguro para todos: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas – avaliou.
A programação de conscientização no trânsito continua na próxima quinta-feira (24), com uma blitz educativa no Parque Mambucaba, entre 9h e 11h, com distribuição de materiais informativos à população. A mesma ação será realizada no dia 29, terça-feira, na Avenida Raul Pompeia, esquina com a Avenida Júlio Maria, no Centro, também de 9h às 11h, finalizando o ciclo de ações do Maio Amarelo.