Cerimônia abre oficialmente a Semana do Meio Ambiente

Durante a abertura, foi apresentada a nova logomarca do Parque da Cidade

Quarta-Feira, 06/06/2018 | Superintendência de Comunicação .

No início da noite desta terça-feira (5), o Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, sediou a cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente 2018, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (secretaria executiva de Meio Ambiente).
A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda do Colégio Naval. Depois, foi a vez do poeta popular e servidor do Município apresentar o poema ambiental “Meu quintal é uma floresta”, tema da Semana do Meio Ambiente deste ano, arrancando aplausos dos presentes.
- A floresta pode nos fazer continuar a viver, se nós a olharmos melhor. Pequenas ações podem fazer a diferença na qualidade de vida das gerações futuras – destacou a gestora ambiental, sobre a escolha do tema da programação, que também foi comentada pelo secretário interino de Meio Ambiente:
- “Meu quintal é uma floresta”: nós temos o privilégio de dizer isto em Angra dos Reis. Na maioria das residências, é possível abrir a janela e se deparar com um pedacinho da Mata Atlântica ou mesmo do mar – frisou ele.
Outro ponto alto do evento foi a apresentação da logomarca do Parque Municipal Natural da Mata Atlântica, que está em fase de criação, e possui área superior a 1.110 hectares, envolvendo o território dos seguintes bairros: Enseada, Encruzo, Morro da Cruz, Morro da Glória, Morro do Carmo, Morro da Caixa D‘água, Morro do Santo Antônio, Morro do Bulé, Colégio Naval, Bonfim, Praia Grande, Vila Velha e Retiro. A escolha foi feita por votação popular no site da Prefeitura. A Logomarca definida foi a número 2, com 76% dos votos. Em segundo lugar ficou a número 1, com 15%. A Logomarca 3 recebeu 9%.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade demonstrou sua preocupação com a preservação do meio ambiente de maneira sustentável.
- Esta data é mais de reflexão do que de comemoração. Entendo que a solução é a integração das leis que englobam os eixos social, econômico e ambiental. A nossa maior contribuição para isto é a ação, como sociedade civil organizada – ressaltou.
Os avanços do meio ambiente no governo foi um ponto destacado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais.
- Em um ano e meio de governo, adquirimos um drone para o meio ambiente, que permite um melhor monitoramento das áreas; aderimos ao programa De Olho no Verde e, em breve, vamos lançar o licenciamento digital, que vai trazer ainda mais a sociedade civil para dentro da legalidade – disse o secretário, antes de expor uma das principais dificuldades do município.
- O controle da expansão urbana desordenada é, com certeza, um dos nossos maiores desafios. Estamos combatendo este problema, com muita seriedade. Há muito o que se fazer, mas estamos avançando com o governo – mencionou.
A cerimônia, que contou com a presença de membros da Brigada Municipal Ambiental, também foi prestigiada pelo representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
- É muito bom saber que Angra dos Reis, que tem vocação ambiental e turística, está fazendo esta importante reflexão sobre a necessidade da preservação do meio ambiente. O município pode contar com o Inea nesta luta – concluiu.