Prefeitura constrói DPO na Monsuaba

Expectativa é que a obra, que está sendo feita com recursos do próprio município, seja concluída em cinco meses

Quinta-Feira, 05/07/2018 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Secretaria Executiva de Serviço Público), está construindo um novo Departamento de Polícia Ostensiva (DPO), na entrada do bairro Monsuaba. Este é mais um esforço do Governo para a garantia da segurança da população do município. A obra está em fase de fundação e terá dois pavimentos.
A nova unidade da Polícia Militar é uma solicitação da população do bairro, com o intuito de coibir a criminalidade. O DPO vai ser construído com recursos já disponíveis na Prefeitura, sem necessidade de licitação. Além disso, empresários locais farão doações. Estima-se que a obra dure cerca de cinco meses. Enquanto o DPO não fica pronto, uma das viaturas adquiridas pela Prefeitura para o Proeis está responsável pelo patrulhamento na região.
Vale lembrar que são várias as ações empreendidas pela Prefeitura em favor da segurança da cidade. No último mês, o Governo entregou à Polícia Militar as 20 novas viaturas compradas para reforçar as rondas pelo município. Doze delas foram entregues ao 33º Batalhão de Polícia Militar e as outras 8 estão sendo utilizadas pelos policiais do Proeis. Com isso, foi possível dar início também às rondas nas escolas municipais. E, em breve, o sistema de monitoramento por câmeras de segurança será reimplantado.
Recentemente, a Prefeitura também criou o Disque-Denúncia, através do qual qualquer cidadão pode realizar sua denúncia, anonimamente, através do telefone 0300-2531177, com o custo de uma ligação local, e ajudar as forças policiais a combater a criminalidade. Para ficar informado sobre as ações do serviço, basta o cidadão curtir a página “Disque Denúncia Angra dos Reis”, no Facebook.
Já no ano passado, o Governo aderiu ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que possibilita a contratação voluntária de policiais militares durante suas folgas, pela Prefeitura, para o reforço da segurança no município. São 46 policiais trabalhando de dia e de noite. Mais uma ação da Prefeitura na segurança pública foi a cessão de um prédio para abrigar a 2º Companhia da PM, no Centro. O local foi inclusive visitado pelo prefeito, pelo comandante geral da PM e demais autoridades, ao final da cerimônia da entrega das viaturas. Agora só falta o mobiliário para que o local possa ser utilizado pela Polícia Militar.
Para melhorar a segurança nos bairros, a Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, transformou o Centro de Informações Turísticas da Serra D’Água, que estava desativado, em um posto policial. A mesma ação será feita agora na Garatucaia. A ideia da Prefeitura é futuramente construir um novo posto policial para receber policiais do Proeis na divisa entre a Vila Histórica de Mambucaba e o Parque Mambucaba.