Angra já conta com Centro de Monitoramento de Água e Esgoto

Dispositivo vai funcionar na sede do Saae e vai controlar o nível das barragens

Sábado, 29/09/2018 | Superintendência de Comunicação .

Uma cerimônia na tarde de ontem (28) marcou a inauguração do Centro Integrado de Monitoramento de Água e Esgoto. O novo espaço vai funcionar na sede do Sistema Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae), no São Bento. Foram investidos no dispositivo quase R$ 500 mil, provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Em uma sala com vários telões funcionários da autarquia vão controlar o nível de água nas barragens do município, através de um sistema eletrônico que capta o volume de água e envia as informações para a Central. A princípio esse sistema está instalado somente na barragem da Banqueta, mas será estendido para mais de 40 pontos em diversos locais do município.
- Estamos hoje entregando para Angra dos Reis um sistema automatizado de controle que vai fazer com que Angra seja a primeira cidade da Costa Verde a ter esse dispositivo que vai permitir que a gente na sede consiga controlar todas as 63 barragens que existem. É um fato extremamente importante. Também estamos disponibilizando uma nova recepção, mais acolhedora para dar a população tudo aquilo que ela merece, além de inauguramos uma nova regional – destacou o presidente do Saae.
O prefeito lembrou que o Saae foi fundado durante um antigo mandato seu e destacou a importância de João Luis Gibrail Rocha, primeiro presidente da autarquia, já falecido, representado na cerimônia por sua esposa, Elisabeth. O prefeito também parabenizou a toda a equipe do Saae pelo empenho na realização do trabalho.
- Estamos aqui mostrando um controle, através da tecnologia, de todos os sistemas de água e esgoto do município e o mais importante, estamos mostrando um planejamento de água e esgoto para diversos pontos da cidade – frisou o prefeito informando que ações serão feitas em locais como Parque Mambucaba, Monsuaba e Praia do Anil.
Outra novidade anunciada na cerimônia é o interesse de Angra em aderir ao processo de dessalinização para ajudar no abastecimento de água.
- É uma tecnologia utilizada em diversos países, mas estamos usando a de Israel. Estamos em tratativas para que a gente possa ter um melhor abastecimento de água através desse processo moderno que é aproveitar a água do mar – afirmou o prefeito. O presidente do Saae completou informando que Fernando de Noronha e Fortaleza já utilizam essa tecnologia e que após a eleição irá junto com o prefeito a Brasília para tratar de uma parceria público-privada para colocar essa ação em prática.
Junto com o Centro de Monitoramento aconteceram outras inaugurações dentro do Saae. Foi apresentada ao público a nova recepção, que vai oferecer mais conforto aos munícipes e onde foi instalado um painel com pinturas referentes a vários locais de Angra dos Reis, assinado pelo artista plástico Júlio Garcia. Em seguida foi descerrada a galeria com as fotos de todos os ex-presidentes, pessoas que deram sua contribuição para o desenvolvimento da autarquia. A outra novidade foi a inauguração da Sede Regional.
Entre as várias autoridades que prestigiaram as inaugurações do Saae, a Câmara Municipal de Angra dos Reis foi representada por quatro vereadores, incluindo o líder do Governo.