Conselhos Escolares participam de seminário

A atividade aconteceu durante a tarde de ontem (6), na Casa Larangeiras

Quarta-Feira, 07/11/2018 | Superintendência de Comunicação .

A Casa Larangeiras recebeu, na tarde desta terça-feira (6), o Seminário de Conselhos Escolares, com o tema “Conselho Escolar e a Gestão Democrática na Educação Pública”, organizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação.
A grande maioria dos 67 conselhos instituídos e dos cinco que estão em período de eleição, para nova composição na rede pública municipal, participam da formação, que teve o objetivo de socializar as práticas das unidades de ensino e a troca de experiência entre os diferentes colegiados, ampliando a participação da comunidade escolar na gestão das unidades de ensino público.
A capacitação contou com uma Mesa Redonda com conselheiros das Escolas Municipais Tânia Rita e Frei Bernardo e do CEMEI Professora Deise Maria da Silva Vieira, com mediação da diretora do Departamento de Educação. O público ainda pode conferir uma palestra proferida pela vice-coordenadora Estadual do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares, sobre “Conselho Escolar e a Gestão Democrática na Educação Pública”. A abertura e o encerramento da programação foram abrilhantados por apresentações culturais de alunos: o coral da Escola Municipal Professor José Américo Lomeu Bastos e o Polo Musical Yumi Faraci.
A secretária de Educação explicou que o Conselho Escolar é um órgão colegiado, representativo da comunidade escolar, que tem a atribuição de deliberar e acompanhar a organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição, em conformidade com as políticas e diretrizes educacionais.
- O Conselho Escolar é conjunto, é ação. Ontem fomos sementes e hoje somos semeadores. Façamos com que nossa semeadura renda como frutos pessoas que estejam ocupando espaços e cadeiras da sociedade no futuro com boas discussões – finalizou a secretária.