Parque Mambucaba ganha dois Centros de Educação Infantil

Com as obras, entregues nesta quinta-feira (27), a Prefeitura vai zerar a demanda de educação infantil no bairro

Quinta-Feira, 27/12/2018 | Superintendência de Comunicação .

O Natal já passou, mas os moradores do Parque Mambucaba ganharam dois belos presentes na manhã de hoje (27). A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, entregou à população dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei), que junto com um anexo já existente, vão atender a mais de 800 crianças de zero a cinco anos, a partir do dia 11 de fevereiro de 2019, zerando assim a demanda de vagas para essa faixa etária no bairro.
A primeira obra a ser entregue foi a do Cemei Parque Mambucaba. Construído em parceria com o Governo Federal, vai atender a 200 crianças de até três anos, em horário integral. Em seguida foi inaugurado o Cemei Dolores Gritten Del Castilho, antigo Centro Educacional Dolores, que foi municipalizado e receberá 500 alunos de 4 a 5 anos, em dois turnos. Essa cerimônia contou com uma presença ilustre, a própria Dolores, que veio de fora do país para participar da inauguração.
- Nenhuma criança de 0 a 3 anos ficará fora da escola, isso é uma conquista desse governo. Ampliamos muito a educação infantil. Com a crise que o país vem passando, uma comunidade receber dois espaços de cuidado e educação para a 1ª infância, é um mérito, é motivo realmente de orgulho. – destacou a secretária de Educação, lembrando que até dezembro do ano que vem a Prefeitura deve inaugurar outra escola no Parque Mambucaba, desta vez voltada para o 2º segmento.
O vice-prefeito, que mora na localidade, destacou que o Parque Mambucaba está retomando a sua vida na área de educação e saúde.
- A partir de fevereiro não teremos nenhuma criança fora de creche e fora da escola. Precisamos aplaudir a boa gestão do atual Prefeito, que já está fazendo Angra sorrir – afirmou o vice-prefeito.
A primeira-dama e suplente de deputada estadual acredita que 2019 será um ano de boas notícias.
- Tenho certeza de que 2019 será uma virada de página. O ano de 2017 foi muito difícil, não só para a nossa cidade, mas para todo o país. 2018 começou a demonstrar que seria um ano de recuperação e em 2019 vamos de fato virar essa página e dar início a um ano de muitas realizações. – torce a primeira-dama.
O Prefeito chegou ao bairro bem animado, tirou fotos com funcionários da educação e com as crianças e seus pais e fez questão de destacar a importância de se investir nos baixinhos.
- Se a gente quer mais segurança, paz, temos que investir na educação, sobretudo das crianças. Queria que essas obras ficassem como símbolo do Natal, de um Ano Novo de esperança renovada para as famílias – disse o Prefeito, já adiantando que voltará ao Cemei, em fevereiro, para receber os alunos no primeiro dia de aula.
Os pais já estão vivendo a expectativa de verem seus filhos recebendo um atendimento de qualidade nos Centros Educacionais.
- Aqui é uma escola maior, vai ter como atender melhor as crianças. Terá espaço para elas brincarem. A estrutura aqui é maior e será tudo melhor. Eu espero que 2019 seja um ano maravilhoso para essas crianças – afirmou a zeladora Marina Carneiro Alves, mãe do pequeno Davi Peçanha, de três anos, que vai estudar no Cemei Parque Mambucaba.
Um grande público prestigiou os dois eventos. A eles, no fim da última cerimônia, atendendo a um pedido do Prefeito, foi servida uma ceia, com direito a arroz, farofa, peru e risoto de frango, acompanhado de refrigerante. De sobremesa teve bolo e frutas.
Diversos secretários prestigiaram os eventos. A Câmara Municipal de Angra dos Reis foi representada por três vereadores.

Estrutura Cemeis

O Cemei Parque Mambucaba está localizado na Avenida Francisco Magalhães de Castro e conta com oito salas de aula, recepção, sala de informática, dois banheiros infantis, dois banheiros adultos, dois banheiros para portadores de deficiência, sala de leitura e multiuso, pátio coberto, anfiteatro e playground. As obras foram iniciadas em 2013 e o prazo de execução era de um ano. O Governo Federal enviou os recursos para a obra, mas o município não teve condições financeiras para realizá-la na época.
Já o Cemei Dolores Gritten Del Castilho, fica na Rua das Flores, nº 196, e conta com 11 salas, sendo que três serão destinadas ao atendimento de crianças com espectro autista.