Prefeito inaugura Ótica Saúde no Olhar no HGJ

Ótica municipal vai beneficiar alunos das redes municipal e estadual, além de idosos com mais de 60 anos

Sexta-Feira, 04/01/2019 | Superintendência de Comunicação .

Esta sexta-feira (4) foi dia de comemoração para a saúde de Angra dos Reis. Depois de inaugurar, pela manhã, o Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, o prefeito entregou para a população, na parte da tarde, a Ótica Saúde no Olhar, que fica no Hospital Geral da Japuíba (HGJ).
A unidade vai oferecer óculos gratuitamente para alunos das escolas municipais e estaduais, idosos acima de 60 anos, aposentados, pensionistas, deficientes físicos e pessoas com auxílio doença, que ganhem até dois salários mínimos. A expectativa é de que sejam produzidos 400 óculos por mês.
Depois de passar por consulta ambulatorial no Centro Oftalmológico, encaixando-se nos critérios determinados, a pessoa irá direto para a Ótica. Lá, o paciente vai escolher a armação que deseja e, sendo óculos de lente normal, o acessório ficará pronto em poucos minutos. Os de lentes especiais e multifocais demorarão um mês para ficarem prontos.
A estudante da rede municipal Alice da Silva Almeira, de 14 anos, foi uma das primeiras beneficiadas. Ela estava acompanhada da mãe e escolheu minuciosamente seus óculos, dentre mais de 50 modelos de armação. A mãe da jovem aprovou a iniciativa.
- Foi ótimo. A gente não esperava receber estes óculos sem custos. Isso nos ajudou muito. Só posso agradecer ao prefeito por esta excelente iniciativa – destacou Simone da Silva, moradora da Japuíba.
Enumerando as crescentes conquistas do HGJ, o secretário Hospitalar lembrou o setor de saúde visual deu salto desde o dia 8 de dezembro de 2017, quando foi inaugurado o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar na unidade.
- Neste primeiro ano de funcionamento, contabilizamos cerca de seis mil atendimentos e realizamos 465 cirurgias de cataratas. Neste ano, vamos realizar mais 900 cirurgias, além disso vamos nos credenciar para realizar cirurgias oftalmológicas de alta complexidade – destacou, acrescentando:
- Sem falsa modéstia, a Ótica Saúde no Olhar é a melhor fábrica de óculos que eu já vi – destacou.
O secretário de Saúde afirmou que a atual gestão resgatou a saúde visual de Angra dos Reis, que contabilizava mais de 9 mil pessoas em uma fila de espera.
- Hoje estamos dando um passo adiante. No início do ano letivo, o Programa Saúde na Escola, desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, visitará as escolas e fará uma triagem para identificar os alunos que necessitam passar por um exame oftalmológico – informou.
De acordo com o secretário, depois de passar pelo profissional, constatada a necessidade de utilização de óculos para correção visual, o aluno será encaminhado para a Ótica Saúde no Olhar.
- Na Ótica, serão produzidos os óculos dos estudantes, que poderão escolher o modelo de sua preferência. E isso não é luxo. É uma forma de respeito ao gosto das crianças e dos adolescentes – explicou, ao lado do secretário executivo de Saúde.
Para o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, esta é mais uma forma de dar dignidade à saúde da população angrense.
- O que nós estamos fazendo aqui hoje é mais um avanço para a saúde de quem não tem plano e depende do Sistema Único de Saúde – destacou o prefeito que, ao lado do presidente da Câmara Municipal e demais vereadores acompanhou a fabricação de lentes e a entrega de óculos para cinco estudantes que, graças a Ótica Saúde no Olhar, voltaram a enxergar melhor.