Prefeito vistoria obras de saneamento da cidade

A construção da nova ETE da Praia da Chácara, que vai atender oito mil pessoas do Balneário e do Parque das Palmeiras, está avançada

Segunda-Feira, 11/03/2019 | Superintendência de Comunicação .

Na manhã deste domingo (10), o prefeito e o presidente do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) acompanharam as obras de saneamento que estão sendo realizadas na região central da cidade.
Uma das obras é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sub-bacia G, na Praia da Chácara, que deve ser concluída no final de junho. Esta nova ETE vai atender a oito mil pessoas, tratando o esgoto dos moradores do Balneário e do Parque das Palmeiras. A obra foi iniciada em 2011 e teve diversas interrupções, sendo retomada no início de 2017, na atual gestão.
- Passamos a manhã de domingo visitando as obras de saneamento da cidade, que estão avançando a cada dia. Tem muita coisa para ser feita, mas estamos no caminho certo. A nova estação de tratamento da Praia da Chácara está toda sendo construída em material inoxidável, que garante sua durabilidade, com a tecnologia mais avançada que existe no Brasil – destacou o prefeito.
Outro local visitado foi o leito de secagem, com quatro seções, que está sendo construído.
- No processo de tratamento de esgoto, o resíduo do lodo virá para este leito onde passará por um processo de secagem. Depois, o material será encaminhado para um destino ambientalmente correto. Esse leito vai ajudar, inclusive, na nova estação de tratamento que vai ser construída no mesmo terreno da ETE da Praia da Chácara – informou o presidente do Saae.
O presidente se referiu a ETE da Praia do Anil, uma estação físico-química que vai tratar o esgoto junto com as águas pluviais.
- Em Angra, quase 85% das redes de esgoto são com águas pluviais. Até o final desta semana, parte do projeto estará concluído. Esta estação é do tipo da que eu, o prefeito e uma equipe técnica visitamos, recentemente, em Florianópolis – destacou.
Em seguida, o prefeito foi acompanhar o assentamento de tubos na Avenida das Caravelas, em frente ao Aquidabã. São 300 metros de tubos que completarão a rede que foi construída, numa gestão antiga do prefeito Fernando Jordão, e se encontra parada próximo ao ateliê do artista Paulo de Lira. A obra vai permitir a chegada do esgoto da Praia do Anil e do canal dos Reis Magos para a ETE do Anil.
- São obras grandiosas, mas que não aparecem. Nosso objetivo é tratar o saneamento da Baía da Ilha Grande, devolvendo as praias para os moradores e turistas que visitam a jóia rara que é Angra dos Reis e, principalmente, cuidar da saúde da nossa população – finalizou o prefeito.

Secretarias relacionadas: SAAE