Educação promove curso sobre relações étnico-raciais

Oitenta profissionais estão inscritos na formação que teve início em março

Segunda-Feira, 01/04/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, está oferecendo o curso de formação “Relações Étnico-Raciais na Escola: por uma Educação Antirracista”. Em sua segunda turma e com 80 profissionais inscritos, terá uma carga horária de formação de 120 horas: 60 horas referentes à primeira fase, que aborda a história e cultura Indígena, e 60 horas referentes à segunda parte, que ensinará sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.
O objetivo do curso é promover a formação específica e continuada dos profissionais da educação para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituem a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura da África, dos afrodescendentes e dos povos indígenas no Brasil.
Dentre as ações previstas estão os encontros presenciais, atividades semi-presenciais através da plataforma SECTONLINE/PMAR e atividades de campo através do “Circuito Cultural de Estudantes e Educadores no Quilombo Santa Rita do Bracuí e na Aldeia Sapukai”. Esse projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com as comunidades indígena e quilombola do município, com o objetivo de incentivar o diálogo entre estudantes e profissionais da rede municipal de ensino e as comunidades tradicionais locais.
Mais informações sobre a formação podem ser obtidas no setor de Assistência de Diversidade, na Secretaria de Educação, pelo telefone 24-33771962 e/ ou e-mail: sect.dedin@angra.rj.gov.br.