Cemei Bracuhy é entregue aos moradores

O novo espaço de educação infantil tem capacidade para atender 250 crianças, de 4 e 5 anos, e conta com um ônibus para transporte dos alunos

Quarta-Feira, 03/04/2019 | Superintendência de Comunicação .

Esta quarta-feira (3) é um dia especial para Maria Alice, de 5 anos, que inicia sua caminhada de formação em uma nova escola: o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Bracuhy. A unidade foi inaugurada na manhã de ontem (2) pela Prefeitura de Angra, quando Maria Alice e sua mãe, Pâmela dos Santos, que moram na Itinga, puderam conhecer a sala de aula onde a pequena vai estudar e o seu professor, Leandro Ramos Freire, que preparou cada detalhe, com muito carinho, para receber os alunos.
- Esta é uma conquista muito grande. Ter escola para atender os nossos filhos, com horário adequado, dedicação dos profissionais, em um espaço bonito como esse, enche o nosso coração de alegria – comemorou Pâmela.
O Cemei Bracuhy, que fica localizado na Santa Rita do Bracuí, conta com 10 salas de aulas, parquinho com brinquedos para as crianças e vai atender a 250 alunos, de 4 e 5 anos. Na inauguração, a secretária de Educação fez questão de destacar que a nova unidade de educação é uma realização conquistada através do esforço de muitas mãos.
- É um dia muito feliz para nós, resultado de trabalho, esforço e parceria. Este momento foi proporcionado através de uma articulação entre a comissão de mães, as associações de moradores e o governo municipal. Não posso deixar de parabenizar aqui à equipe do Serviço Público, que tanto se empenhou para que tudo estivesse pronto para receber os 250 alunos, com segurança e conforto – destacou.
A secretária de Educação ainda lembrou que uma das reivindicações da comissão de mães estava sendo atendida naquele momento.
- Em fevereiro, eu, o prefeito e a presidente da Comissão de Educação da Câmara recebemos a comissão de mães, na Secretaria de Educação. E o pedido era a viabilização de transporte escolar para atender as crianças da comunidade. Hoje, estamos entregando um dos nove ônibus que a Prefeitura adquiriu para esta unidade de educação, a fim de transportar vidas – ressaltou, acrescentando que a palavra do dia era gratidão.
- Tá tudo lindo. Os meus pequenos ficaram apaixonados pela sua nova escola. A gente pode ver a alegria das crianças nos brinquedos, nas salas de aulas com tudo novinho. A Não imaginávamos que seria tudo tão bom assim. É, com certeza, um marco na história da Santa Rita, que ainda precisa de outras coisas, mas o Cemei já foi um passo e um passo muito grande e importante – comemorou a Rarissa Cristina Ruffi Rodrigues, que faz parte da comissão de mães.
A inauguração também foi acompanhada pelo secretário executivo de Esporte e Lazer, que anunciou outra novidade, desta vez para as mães das crianças:
- A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania solicitou que oferecêssemos no espaço do Cemei Bracuhy atividades esportivas para as mães e nós vamos atender, com zumba e aerobox – informou, explicando que em breve serão divulgados os dias e horários das atividades.
A Câmara Municipal também prestigiou mais uma conquista da educação de Angra, com a presença do presidente, do líder do governo, e demais vereadores.
O prefeito, que estava acompanhado do vice, lembrou dos inúmeros avanços na área da saúde, como a abertura da UPA Infantil, que já atendeu a mais de 115 mil crianças, e o HGJ, que estava praticamente fechado, no início de 2017, e hoje realiza mensalmente 300 cirurgias eletivas. Ele destacou que o município ainda enfrenta dificuldades, mas o governo está avançando a cada dia.
- Estou muito feliz, porque esse era um desejo da comunidade e nós estamos aqui entregando mais oportunidade de educação infantil para as crianças. Com responsabilidade, nós estamos avançando – destacou.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, o prefeito ainda deu uma boa notícia às famílias de Angra.
- Quero dizer às mães, às famílias dos autistas que, grande parte das crianças que têm necessidades educacionais especiais, vai ser atendida no novo Centro de Educação Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Cemanee), que nós estamos finalizando o projeto de melhorar a acessibilidade e fazendo as adequações às atuais legislações, para entregar este espaço para a população – disse o prefeito, lembrando que a construção do Cemanee foi iniciada em uma das suas gestões, em 2007, e depois foi abandonada pelos governos que o sucederam.
O Cemei Bracuhy é a quinta unidade de educação infantil aberta pela Prefeitura de Angra em quatro meses. No fim de dezembro, foram entregues dois Cemeis no Parque Mambucaba, que juntos têm capacidade para atender 720 crianças até 5 anos.
Já em fevereiro, o governo reabriu a Escola Municipal Leopoldo Américo Miguez de Mello, o antigo Celammzinho, na Vila da Petrobras. A unidade foi municipalizada e tem capacidade para atender a 500 alunos de 4 a 10 anos, das comunidades da Vila da Petrobras, Água Santa, Caputera e Monsuaba.
Além disso, o município vai entregar à população, nos próximos meses, as creches do Campo Belo e do Belém, construídas em parceria com o Governo Federal, que juntas vão atender a 900 crianças.