Aumenta a oferta de água para a região de Jacuecanga

Nova tubulação implantada pelo Saae está levando mais água da Caputera para a barragem do Vitinho

Segunda-Feira, 08/04/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae), entregou para a população, na manhã de sexta-feira (5), obras de melhorias realizadas no sistema de captação de água da barragem da Caputera. A cerimônia aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Jacuecanga.
A ação vai aumentar a oferta de água para os moradores do Village, Jacuecanga, Morro do Moreno, Praia do Machado, Lambicada, BNH e Caputera I e II, minimizando o problema de falta d’água nos períodos de estiagem. Isso será possível devido à implantação de uma tubulação de 396 metros, de 150 mm (DEFoFo),que canalizou a água de um afluente do Rio Caputera para a represa de captação do Vitinho.
- Fizemos uma ramificação ligando, com quase 400 metros de tubulação dentro do mato, as barragens do Vitinho e da Caputera 1, através de duas redes. Assim, incrementamos um volume muito grande de água que vai abastecer os bairros da região de Jacuecanga – informou o presidente do Saae, acrescentando que a tubulação foi cedida pelo Governo do Estado.
O prefeito parabenizou a equipe do Saae por todo o trabalho que vem realizando no município e ressaltou que esta ação, embora não apareça, será de grande importância para os moradores.
- Já teve época dessa barragem do Vitinho estar seca. Hoje, com o reforço de uma nova ramificação, há água em abundância para abastecer a região da grande Jacuecanga e bairros próximos. Aos poucos, estamos recuperando os mananciais da nossa cidade – disse.
Na ocasião, o prefeito de Angra fez questão de parabenizar os 15 anos de serviço público, que serão completados neste mês, dos primeiros trabalhadores do Saae aprovados em concurso público.
- O Saae foi criado em uma das minhas gestões. Todo o trabalho de criação do seu regimento foi pensado pela minha esposa, hoje secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Foi uma decisão muito acertada. Parabéns a todos os funcionários desta autarquia pelo trabalho que desempenham no município – frisou o prefeito.
A cerimônia foi acompanhada pelo vice-prefeito, por um vereador que representou o Poder Legislativo, além de diversos trabalhadores do Saae.

Secretarias relacionadas: SAAE