CAP oferece capacitação para profissionais da educação

O próximo curso, sobre “Baixa visão”, começa no próximo dia 5. Inscrições estão abertas

Sexta-Feira, 24/05/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP), da Secretaria de Educação, está oferecendo para os profissionais das redes de ensino – particular, estadual ou municipal – cursos de formação continuada, que ajudam na capacitação profissional. Todas as aulas e encontros serão realizados na Escola Municipal Júlio César Larangeira, no Parque das Palmeiras.

O primeiro curso promovido foi o de “Múltiplas deficiências“, que será finalizado no próximo dia 29 e ofereceu conhecimentos básicos sobre o tema, bem como estratégias e adaptações de acessibilidade necessárias para a aprendizagem dos alunos com deficiência visual ou com outros comprometimentos.

O próximo curso a ser ministrado é o de “Baixa visão“, que acontece nos dias 5, 12, 19 e 26 de junho, das 13h às 17h. “Pela luz dos olhos teus” será o 3º curso oferecido pelo projeto e está previsto para os dias 7, 14, 21 e 28 de junho, das 18h30 às 21h30. A meta é sensibilizar o público-alvo para o acolhimento da diversidade humana, desmitificando alguns conceitos errôneos em relação à pessoa com deficiência visual; socializar os conceitos pertinentes a deficiência visual e, sobretudo, os conhecimentos de como lidar com essas pessoas.

O curso “Soraban” será realizado nos dias 4, 11, 18 de setembro e 2 de outubro de 2019, das 8h às 17h. O foco das aulas é promover o acesso às técnicas vigentes e aos procedimentos necessários para utilização do soroban na resolução das operações fundamentais e situações problemas. Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo surgido na China há cerca de quatro séculos

Para finalizar os encontros, será promovido no dia 16 de setembro, das 9h às 12h, o 2º Fórum de Apoio à Inclusão, que visa promover um espaço de troca de saberes e fazeres a respeito das questões vivenciadas no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3368-8321. Cada curso contará com 25 vagas, que podem ser aumentadas de acordo com a demanda.