Mais 860 cirurgias de catarata serão realizadas no HGJ

O novo mutirão terá início no dia 1º de junho e as cirurgias vão acontecer duas vezes por mês, até outubro

Sexta-Feira, 24/05/2019 | Superintendência de Comunicação .

Como havia sido prometido, a Prefeitura de Angra vai promover mais um mutirão de catarata a partir do dia 1º de junho, no Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Desta vez, serão realizadas 860 operações.
De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 500 pacientes aguardam na fila pela cirurgia. No dia 1º, 50 pessoas serão operadas e, no dia seguinte, mais 50. As outras intervenções vão acontecer duas vezes por mês, até o final de outubro.
Para realizar a cirurgia foi realizada uma licitação e uma empresa de São Paulo foi a vencedora. A equipe será formada por oftalmologista, anestesista, enfermeiro e técnico de enfermagem. Conforme forem sendo chamadas, as pessoas passarão por exames para obtenção do risco cirúrgico, além de uma análise oftalmológica.
No ano passado, um primeiro mutirão foi realizado no HGJ e 475 cirurgias de catarata foram realizadas, gratuitamente. Antes dos mutirões, os pacientes de Angra tinham que acordar de madrugada e enfrentar horas de estrada para serem operados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Para ter acesso à cirurgia, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o Centro Oftalmológico do município, que fica no HGJ. Após consultar e passar por exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será realizada.