Angra sedia 2º Curso de Agentes Locais em Desastres

A formação dos profissionais ocorrerá ao longo de 9 encontros, até agosto

Quinta-Feira, 06/06/2019 | Superintendência de Comunicação .

Capacitar profissionais para atuar em fases importantes da redução de risco de desastres e mitigação, ou seja, antes da ocorrência do desastre e nas primeiras respostas, caso ele ocorra. É com este objetivo que teve início nesta quinta-feira (6), no auditório da Defesa Civil, a segunda edição do Curso de Agentes Locais em Desastres, promovido por meio de uma parceria entre Prefeitura de Angra, através da Secretarias de Saúde e Proteção e Defesa Civil, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fiocruz.
A formação contará com nove encontros presenciais até agosto, totalizando 105 horas. Serão abordados temas como classificação de desastres; a construção social do risco em Angra dos Reis; pontos de apoio e abrigos; impactos dos desastres na infraestrutura local e usina nuclear e ações de proteção da população.
Os encontros serão ministrados por profissionais de diferentes instituições que compõem a Rede de Educação para Redução de Desastres (RED) e acontecerão nos auditórios da Defesa Civil e da Escola Municipal Júlio César Larangeiras, no Parque das Palmeiras. Os participantes serão certificados pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (Proex/UFF), com registro do curso no Ministério da Educação (MEC).
A abertura do curso contou com a participação do diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Angra dos Reis; da coordenadora de Fatores não Biológicos responsável pelo Risco de Desastres da Secretaria de Saúde; e do Superintendente de Proteção e Defesa Civil do município
- É uma honra receber no auditório da Defesa Civil tantas pessoas que serão capacitadas num tema tão importante para a cidade de Angra dos Reis. Espero que vocês possam absorver ao máximo as informações e devolvê-las à população – desejou o representante da Defesa Civil aos profissionais.