Prefeitura implanta fossa comunitária na Guariba

A construção vai colaborar com a preservação ambiental das praias da Guariba, Secreta e do Laboratório

Quinta-Feira, 27/06/2019 | Superintendência de Comunicação .

Um desejo antigo dos moradores das comunidades da Guariba e Piraquara vai se tornar realidade. A Prefeitura de Angra está implantando na região uma fossa comunitária com filtro, que vai garantir, além da preservação ambiental de uma das áreas mais bonitas da cidade, mais saúde para cerca de 40 famílias da localidade.
O serviço, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Serviço Público, e o Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae), está 80% concluído.
A fossa possui mais de três metros de profundidade e tem capacidade para tratar aproximadamente 97 mil litros de esgoto por dia, protegendo diretamente as praias Secreta, da Guariba e do Laboratório, já que a água sai do filtro 95% pura.
No local foram implantados 45 metros de canaletas para escoar a água da chuva e evitar a erosão das encostas.
A expectativa é que a parte estrutural da obra seja concluída em 20 dias, possibilitando que o local receba um novo paisagismo, por meio de uma ação da Superintendência de Urbanização, Parques e Jardins (TurisAngra).