Integração na segurança pública é tema de reunião

Representantes de diversas instituições participaram do encontro, nesta sexta-feira, no Centro de Estudos Ambientais

Sexta-Feira, 06/09/2019 | Superintendência de Comunicação .

Integração para a promoção da segurança pública na Costa Verde, em especial em Angra dos Reis. Foi com esse objetivo que, por solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), os órgãos que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniram nesta sexta-feira (6), no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
Além dos membros do Ministério Público, participaram do encontro integrantes da sociedade civil, representantes da Secretaria Executiva de Segurança Pública da Prefeitura de Angra, vereadores, 33º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), 166ª Delegacia de Polícia, dentre outras instituições.
- O papel do Ministério Público é zelar pelos interesses da sociedade como um todo. Eu me arrisco a dizer que a segurança pública é um direito primordial do cidadão, porque ela assegura o acesso aos demais. Nenhuma das instituições sozinhas vai conseguir fazer as mudanças necessárias. Nosso objetivo é, unidos e com o apoio da população, promover uma virada de jogo – ressaltou a promotora de Justiça, coordenadora criminal do Ministério Público.
Em seguida, os representantes de cada instituição puderam falar sobre os desafios que enfrentam e apontar os possíveis caminhos para a superação da violência.
- A palavra integração é a que mais vai surtir efeito aqui na cidade de Angra dos Reis. Unidos ficaremos mais fortes para combater esse mal que é a criminalidade – ressaltou o tenente-coronel da PM,comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais.
O vice-prefeito também ressaltou a importância da iniciativa.
- O foco aqui hoje é a união de todos em prol de um bem maior, que é a segurança da nossa população. Cada um aqui tem uma reflexão a fazer e, juntos, podemos traçar um conglomerado de ações para solucionar esse problema que aflige a sociedade – refletiu.
O secretário-executivo de Segurança Pública destacou que a prefeitura tem feito a sua parte e continuará fazendo mais pela segurança da população.
- Aderimos ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que hoje conta com 46 vagas. Estes agentes estão reforçando o trabalho realizado pelo 33º BPM. Futuramente, vamos implantar também em Angra dos Reis a guarda municipal – disse.
O secretário ainda fez um convite especial aos participantes.
- Estamos a seis dias do I Simpósio de Segurança Pública em Angra dos Reis. Convido a todos a estarem presentes, pois para o problema que enfrentamos não tem outra solução se não a integração de todos nós – convidou.
O I Simpósio de Segurança Pública em Angra dos Reis, organizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, vai acontecer de 12 a 14 de setembro, no Colégio Naval, com a presença de autoridades dos governos municipal, estadual e federal, sociedade civil, agentes da segurança pública, profissionais da segurança privada e operadores do segmento empresarial e corporativo. Os interessados em participar devem se inscrever no site http://www.angra.rj.gov.br/simposio, onde também está disponível a programação completa.