Centro de Angra em verde e amarelo

Desfile da Independência atrai grande público para a avenida Júlio Maria. Ilha Grande foi homenageada como patrimônio Mundial

Sábado, 07/09/2019 | Superintendência de Comunicação .

Neste sábado, dia 7 de setembro, Angra dos Reis comemorou os 197 anos da independência do Brasil com mais um belo desfile cívico. A avenida Júlio Maria teve o trânsito fechado, para que estudantes, militares e demais representantes de diversas instituições pudessem desfilar, marchar e demonstrar patriotismo. O evento é o principal da Semana da Pátria, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação.

O desfile começou pouco depois das 9h. Em frente ao cais, o palanque montado reuniu algumas das principais autoridades das instituições públicas da região, civis e militares. O prefeito e o vice-prefeito de Angra, Fernando Jordão e Manoel Parente; o capitão de mar e guerra e representante do Colégio Naval, Emerson Augusto Serafin; o ex-combatente da Marinha, Remo Baral Filho; e o major do Corpo de Bombeiros, Luiz Tadeu Albuquerque, ficaram encarregados de hastear as bandeiras e abrir o desfile.

Os alunos do Colégio Naval foram os primeiros a passar pela avenida. A instituição, que hoje conta com 571 estudantes, teve seus alunos acompanhados por participantes do programa Forças no Esporte (Profesp). A banda do Colégio Naval animou boa parte do desfile. Em seguida veio o Corpo de Bombeiros, apresentando alguns dos carros, caminhões e lanchas do 10º Grupamento de Bombeiros Militar, de Angra dos Reis.

Figuras folclóricas tomaram a pista, juntamente com representantes da Secretaria de Cultura. Jardineiros, lanceiros, marujos e velhos, personagens da Festa do Divino, passaram pela avenida junto com o menino imperador. Depois vieram as escolas especiais: Associação Pestalozzi, Unidade de Trabalho Diferenciado para transtorno do espectro autista (UTD-TEA), Unidade de Trabalho Diferenciado para alunos com altas habilidades e superdotação, Escola Municipal para Deficientes Visuais e Escola Municipal de Educação para Surdos (Emes). Algumas das crianças trouxeram cartazes comemorando a escolha da Ilha Grande como patrimônio mundial, feita pela Unesco.

As crianças das creches municipais também deram seu recado. Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) Jair Landim, Vale da Banqueta, Dolores Gritten del Castilho e Monteiro Lobato trouxeram belas mensagens e faixas. Uma delas dizia que “Só o amor pode salvar o mundo”. Algumas das crianças estavam de amarelo, em alusão à campanha Setembro Amarelo, uma grande mobilização de prevenção ao suicídio.

O Polo Musical Educacional Yumi Faraci veio logo após, executando algumas músicas. Depois vieram as escolas municipais: Toscano de Brito, Tânia Rita, Princesa Isabel, Orlando Gonçalves, Frei João Moreira e Manoel Ramos. Esta última, com mensagens positivas de valorização da vida, também em adesão ao Setembro Amarelo.

Alguns dos alunos estavam com seus novos uniformes. Em uma ação inédita no município, desde o dia 21 do último mês, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, começou a distribuir kits de uniformes para os 21 mil alunos da rede pública municipal. E mais escolas do município desfilaram: Almirante Tamandaré, D. Pedro I, Tereza Pinheiro de Almeida (com cartazes de conscientização ambiental e contra a violência), Cleusa Jordão, Antônio Joaquim de Oliveira, Fernando Geurtse, dentre outras. Membros de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, como os Núcleos de Convivência da Terceira Idade e o Gol Social, também desfilaram.

Os Centros de Educação em Horário Integral (Cehi) Maria Hercília Cardoso de Castro e João Carolino dos Remédios marcaram presença. Este último, com mensagens em defesa do meio ambiente. O Ciep João Gregório Galindo trouxe sua corporação musical, assim como o Colégio Estadual Nazira Salomão e o Centro Educacional Inácio de Medeiros (Ceim), que também levou para o desfile figurinos e adereços caprichados, alunas com as bandeiras dos estados brasileiros e alguns de seus jovens atletas. Outro colégio estadual, o Artur Vargas (Ceav), desfilou com a banda Jardim Sarmento.

Completaram o desfile o Rotary de Angra, a Ordem Demolay, o grupo Abadá-Capoeira, o 27º Grupo de Escoteiros do Mar Cornelis Verolme, a Brigada Municipal Ambiental de Angra, os Bombeiros Civis, os Bombeiros Unidos sem Fronteira, a Academia Social de Preparação para as Escolas Militares, a Guarda Portuária e a Defesa Civil municipal, que desfilou com sua frota, assim como o 33º Batalhão de Polícia Militar, da região da Costa Verde. Os motociclistas do Piratas de Angra vieram em seguida. Encerrando a cerimônia, membros e colaboradores da comissão de organização da Semana da Pátria desfilaram na avenida, com faixas e cartazes homenageando a Ilha Grande, patrimônio mundial da Unesco.

No palanque, montado na avenida Júlio Maria, estavam representantes da Prefeitura de Angra, Câmara Municipal de Angra, Junta Militar, Colégio Naval, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.