Abertura do Simpósio de Segurança Pública

Evento é realizado pela primeira vez em Angra e vai até sábado

Quinta-Feira, 12/09/2019 | Superintendência de Comunicação .

Começou nesta quinta-feira (12) e vai até sábado (14) o I Simpósio de Segurança Pública em Angra dos Reis. O evento está sendo organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, e reúne autoridades ligadas ao tema dos governos municipal, estadual e federal, agentes da segurança pública, profissionais da segurança privada, operadores do segmento empresarial e corporativo e sociedade civil. Até sábado, sete palestras e dois painéis de debate serão realizados no Colégio Naval, local do evento.
A abertura foi feita durante a manhã, pelo prefeito. Também participaram o vice-prefeito, o secretário-executivo de Segurança Pública, vereadores, o presidente da OAB de Angra, o coordenador do Disque-Denúncia e o comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar.
Durante a manhã, muito se falou sobre os impactos da segurança no turismo e a especial atenção que esse assunto deve ter em uma cidade como Angra, que é um dos principais destinos turísticos do país. O prefeito ressaltou que este é o momento de se aproveitar a boa vontade política do presidente da República em relação ao município para formatar projetos. Ele citou a comitiva de Turismo que veio à cidade no mês passado, reunindo representantes do ministério e da secretaria estadual da pasta, como um exemplo da disposição do governo federal em apoiar Angra dos Reis. O prefeito destacou o papel da segurança pública no desenvolvimento do turismo e a necessidade de integração entre diversos setores da gestão pública.
- É fácil jogar a responsabilidade para o outro, dizer que a segurança pública não é competência da prefeitura. Mas o problema não é do outro, é de todos nós. O prefeito e os vereadores ouvem muita reclamação, porque estão mais próximos do povo. Então, temos que ter coragem de enfrentar esse problema. Não tenho dúvidas de que vamos caminhar para uma pacificação, um resultado. Porque quem trabalha tem resultados – disse o prefeito.
No mesmo sentido, o vereador que preside a Comissão de Segurança Pública destacou que, para o turismo crescer, Angra precisa da segurança e que ela é fundamental para o fornecimento de outros serviços, como saúde e educação: “sem segurança o professor não quer dar aula”. O presidente da OAB lembrou que o problema da falta de segurança é nacional, mas, nos últimos anos, cresceu em Angra além do que se pode considerar razoável.
Em seguida, as palestras começaram. A primeira foi sobre segurança turística, com o diretor do Ministério do Turismo, Luciano Puchalski. Ele tratou dos conceitos básicos da segurança turística, que inclui, além de segurança pública, questões como higiene e saúde, defesa civil e defesa do consumidor. O representante do governo federal apresentou alguns marcos temporais do turismo no Brasil, como a fundação da Embratur, a criação do primeiro curso de turismo e a Copa do Mundo de 2014. Ele trouxe números que comprovam a importância do turismo no Brasil e no mundo: 8,1% do PIB nacional são gerados direta e indiretamente com o turismo; e um em cada cinco empregos no mundo, na última década, provém direta ou indiretamente do setor.
Ainda durante a manhã, a segunda palestra tratou sobre “Tecnologia no combate à violência urbana”, com o consultor Emerson Silva, que mostrou como os recursos tecnológicos podem auxiliar na análise de comportamento e, partindo do princípio que “o crime se desloca sobre rodas”, também na análise de placas de veículos. O consultor explicou como o sistema OCR (sigla em inglês, que significa “recuperação ótica de caracteres”), câmeras, bancos de dados e gestão integrada das informações possibilitam reduzir ocorrências que tenham veículos envolvidos.
Na parte da tarde, aconteceu o Painel de Segurança Pública Estadual, com a participação do secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel PM Rogério Figueiredo; do chefe de policiamento da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Anderson Okasaki; e do subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Fábio Oliveira Barucke.
-Este é um ano histórico que estará escrito nos nossos livros. Há nove meses, as polícias estão trabalhando em conjunto. O sucesso da Polícia Civil é o sucesso da Militar e vice-versa. O governador está dando mais autonomia para os policiais, o que gerou mais motivação. Deixo uma mensagem de esperança para os moradores do Estado e do município de Angra dos Reis: estamos caminhando para novos rumos, com mais tranquilidade e segurança – frisou o subsecretário da Polícia Civil.
O secretário-executivo de Segurança Pública fez uma avaliação do início da programação do I Simpósio de Segurança Pública em Angra dos Reis.
- Este evento embrionário teve um primeiro dia de sucesso – resumiu, ao lado do prefeito.


PROGRAMAÇÃO

Dia 13/09 - Sexta-feira

Palestras

Irene Rios
Escritora, consultora e especialista em gestão e segurança de trânsito
Tema: Violência no Trânsito
Horário: 09h às 10h

Cel. Paulo César de Amêndola de Souza
Fundador do BOPE
Tema: Integração na Segurança Pública
Horário: 10h45 às 12h

Painel de Segurança Pública Municipal
Debate com um membro de cada órgão de segurança do município: Polícia Militar, Civil e Federal
Horário: 14h às 16h

Dr. Celso Gustavo Castello Ribeiro
Delegado de Polícia Civil
Titular do 166º DP do município de Angra dos Reis
Ten. Cel. Marcelo Martins
Comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar do município de Angra dos Reis
Dr. Fernando Marciano Golia
Delegado de Polícia Federal
Delegado Chefe de Polícia Federal no município de Angra dos Reis

Dia 14/09 - Sábado

Palestras

Secretário de Segurança de Foz Iguaçu – PR
Tema: Os crimes transnacionais e seus reflexos na sociedade brasileira
Horário: 09h às 10h

Tatiana Rodrigues
Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro
Tema: Violência doméstica e Feminicídio
Horário: 10h às 11h30

José Antônio Borges Fontes (Zeca Borges)
Coordenador geral do Disque-Denúncia / MOVRIO
Tema: Participação da comunidade no combate do crime
Horário: 13h30h às 14h30

Nelson Osório de Castro Filho
Oficial Aviador da Reserva da Força aérea Brasileira
Tema: IoC & Iot – Gestão integrada na segurança pública.
Horário: 14h30 às 15h.