Prefeitura promove audiência pública sobre iluminação

O modelo de parceria público-privada para o setor foi detalhado para a população nesta segunda-feira (21)

Segunda-Feira, 21/10/2019 | Superintendência de Comunicação .

Uma audiência pública, realizada pela Prefeitura de Angra, na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da Defesa Civil, detalhou para a população o processo de contratação de serviços de iluminação pública no município. No encontro, foi detalhado o modelo elaborado para a concessão administrativa (parceria público-privada – PPP) que visa a implantação, instalação, recuperação, modernização, eficientização, expansão, operação, manutenção e melhoramento de 100% da rede de iluminação de Angra dos Reis.
- Esta audiência é um rito obrigatório e necessário para seguirmos com o processo de PPP de Iluminação Pública. Nosso objetivo é deixar claro para a população o que é, para que serve e quanto vai custar o projeto. É importante destacar que a mesma tecnologia será aplicada em todos os bairros da cidade, sem distinção – destacou o secretário de Governo e Relações Institucionais.
A PPP de Iluminação Pública prevê 100% de troca de luminárias para a tecnologia LED, ao longo de 36 meses, gerando uma economia de 42,5% na conta e 100% de eficientização da norma técnica. Estão também previstos 153 pontos de expansão, que vão estar disponíveis para ligações de eventos tradicionais da cidade, como a FITA e festas religiosas. Outro benefício é a iluminação de destaque de 21 bens culturais e turísticos. Haverá também um call center com atendimento ao público 24 horas, sete dias da semana, com um canal de atendimento 0800. O meio ambiente também será beneficiado, pois o LED não possui mercúrio em sua composição, haverá uma economia mensal de 25 toneladas de emissão de CO2, o descarte de resíduos será ambientalmente correto, tudo com certificação ISO 14.001. O valor da contraprestação mensal será de, no máximo, R$ 489,2 mil mensal. O prazo de concessão é de 15 anos.
- Angra dos Reis será a segunda cidade no Brasil a realizar um certame de iluminação pública na Bolsa de Valores de São Paulo. Todo o modelo de PPP foi elaborado com muito critério e responsabilidade, ao longo de dois anos e meio, por isso estamos absolutamente seguros do que estamos fazendo. Nossa expectativa é assinar o contrato em fevereiro e, em três anos, constatar uma verdadeira revolução na iluminação pública de Angra dos Reis – destacou o secretário de Governo, ao lado do secretário-executivo de Planejamento e Gestão Estratégica.
O vice-prefeito acompanhou toda a explanação e pode tirar suas dúvidas, assim como todos os presentes. Ele lembrou que, até o dia 29 de outubro, está no ar uma consulta pública, no site http://ppp.angra.rj.gov.br, onde a população pode tirar todas as suas dúvidas sobre o projeto.