Angra no Dia Mundial de Combate à Aids

Diversos serviços foram oferecidos aos moradores nessa segunda-feira, no Centro da cidade

Terça-Feira, 03/12/2019 | Superintendência de Comunicação .

Uma programação, organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, nessa segunda-feira (2), na praça Codrato de Vilhena (Papão), no Centro da cidade, marcou o Dia Mundial de Combate à Aids em Angra dos Reis. Das 9h às 16h, os moradores que passaram pelo local puderam realizar testes rápidos de HIV, por meio de fluído oral, em um micro-ônibus da saúde. Aproximadamente 50 pessoas fizeram o exame. Os profissionais também ofereceram aos pacientes aconselhamentos pré e pós testes e distribuíram preservativos e materiais informativos sobre a doença. Quem foi atendido, aprovou a iniciativa.
- Achei muito bacana passar pelo Centro da cidade e encontrar esse evento. Muitas vezes, não temos coragem de ir a um consultório e poder fazer este teste no ônibus, de maneira tão acessível, foi muito importante – destacou o estudante Maicon Duarte, de 20 anos, morador do Areal.
Segundo a coordenadora do Programa IST-Aids de Angra dos Reis, a principal mensagem do dia foi de que a doença possui um diagnóstico rápido e tratamento oferecido pela rede municipal de saúde.
- Diariamente, das 8h às 17h, oferecemos aos moradores, no CEM Centro – antigo PAM, testes de HIV, sífilis e hepatite B e C, gratuitamente. Alguns testes são realizados na hora e outros agendados – informou a enfermeira, acrescentando que, em breve, este atendimento será descentralizado e vai passar a ser ofertado também nos módulos de Estratégia de Saúde da Família da Praia do Anil, do Marinas, Sapinhatuba 1 e Nova Angra.

Secretarias relacionadas: Saúde