Casa Larangeiras prepara sua festa de 11 anos

Atrações culturais marcam o aniversário do local

Quarta-Feira, 04/12/2019 | Superintendência de Comunicação .

Uma programação muito especial irá marcar o 11º aniversário da Casa Larangeiras como espaço cultural. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretária Executiva de Cultura e Patrimônio, realizará uma mostra de artesanato, apresentação musical e oficina de forró em comemoração ao aniversário do prédio. A celebração será no dia 12 de dezembro (quinta-feira).

A primeira atividade será a exposição coletiva “Brincando com Linhas”, às 10h. A programação se estende na parte da tarde. Às 17h, o segundo piso da Casa Larangeiras receberá uma oficina de forró ministrada pelo artista Fred. Mais tarde, às 19h, o público poderá curtir um animado show com o grupo Trio Mambucaba, na praça Zumbi dos Palmares. A festa contará também com os tradicionais parabéns e corte de bolo. Todas as atrações poderão ser visitadas gratuitamente.

HISTÓRIA
Desde 2008, o espaço passou a ser considerado um espaço para manifestação artística, o prédio era da família Larangeiras, que mantinha ali um armazém no qual era possível comprar desde pregos até gêneros alimentícios. Após o falecimento dos patriarcas, o negócio encerrou suas atividades, e o casarão ficou anos abandonado, até 2006, quando a Prefeitura de Angra dos Reis desapropriou e restaurou o imóvel, transformando-o em um Centro de Cultura. O sobrado faz parte do conjunto do Largo do Mercado do Peixe, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Angra.

A Casa Larangeiras é administrada pela prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. No primeiro piso são realizadas exposições de artes plásticas, fotografia, artesanato entre outras. No segundo, acontecem cursos e oficinas para diversos segmentos de artes, além de ensaios de artistas e grupos culturais.

Em 2017 a Prefeitura de Angra cedeu aos membros do Ateneu Angrense de Letras e Artes parte do primeiro piso para a instalação da sede da instituição literária.