Praia do Bonfim acessível e própria para banho

Angra Vive comemorou a balneabilidade da praia, reinaugurou a estação de tratamento de esgoto e apresentou prévia do Praia Para Todos

Segunda-Feira, 13/01/2020 | Superintendência de Comunicação .

Sábado (11) foi dia de festa no Bonfim, com a primeira edição do Angra Vive. Capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, com a participação ativa do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae), Secretaria Executiva de Serviço Público, Superintendência de Urbanização, Parques e Jardins e o Instituto Municipal do Meio Ambiente de Angra dos Reis, o projeto inclui intervenções urbanas, melhorias na iluminação pública e ações nas áreas de saneamento básico, meio ambiente, turismo, acessibilidade, esporte e cultura.
- Angra Vive é a devolução das praias para os nossos moradores e para aqueles que escolheram Angra para viver e visitar – resumiu o prefeito, destacando a principal ação do programa.
No Bonfim, uma obra executada pelo Saae e a Secretaria Executiva de Serviço Público separou a água pluvial do esgoto, que escoavam na praia. Essa ação, somada à modernização da Estação de Tratamento de Esgoto, reinaugurada oficialmente no sábado e que pode tratar 15 mil litros de esgoto por hora, resultou na liberação da praia para o banho de mar, de acordo com boletim de balneabilidade divulgado pelo Inea, em dezembro.
- Estamos entregando à população essa praia completamente despoluída, com acessibilidade total. Vimos agora aqui o sorriso daquelas pessoas que nunca entraram na água, mostrando que não foi em vão o serviço de todos – destacou o presidente do Saae/Angra.
Outro fato comemorado por todos foram as intervenções que transformaram o Bonfim na primeira praia com acessibilidade em Angra. Agora, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida contam com uma vaga de estacionamento especial, próximo a uma rampa que leva à areia.
- Minha palavra hoje é gratidão, não tenho nenhum outro sentimento a não ser esse – comemorou o secretário-executivo de Serviço Público.
Em breve, o local deve contar também com o projeto Praia Para Todos, que será lançado ainda neste verão pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Uma prévia dele foi apresentada no sábado, quando duas cadeiras anfíbias tornaram o banho de mar acessível às pessoas com deficiência, com autonomia e dignidade.
- Pra mim, foi uma experiência marcante. É uma conquista para todos nós essa praia acessível e eu estou muito grata e feliz de ter participado desse momento. Espero que esse projeto não pare por aqui, que ele seja estendido para outras praias, porque Angra precisa de acessibilidade – afirmou Solange Vasconcellos, que é cadeirante.
O desejo de Solange será atendido pela Prefeitura. Além de uma praia na Estrada do Contorno, o projeto Praia Para Todos será promovido também na Vila Histórica de Mambucaba.
- A gente fica feliz de ver nossa cidade se transformando em um lugar melhor e isso se deve muito ao otimismo e crença, na fé de que o amanhã é sempre um dia melhor do que o presente. A palavra de hoje é só felicidade. Continuaremos trabalhando por essa população que merece sempre mais – prometeu a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e promoção da Cidadania.
Mas as notícias boas para o Bonfim não pararam por aí. Foram inaugurados dois reservatórios de água, com capacidade para 15 mil litros cada. Eles têm local próprio para o abastecimento e controle absoluto do envio e alimentação de água para a população próxima. Os moradores e comerciantes do bairro comemoraram mais essas conquistas.
- Foi um ganho maravilhoso para o nosso bairro! Estamos com a praia cheia desde o dia em que começamos a divulgar as melhorias. Antes, nossa praia tinha uns poucos gatos pingados, hoje vive cheia. Tenho restaurante aqui e era uma luta para trazer o povo pra cá, hoje meu movimento está melhorando, na medida em que clientes e turistas vêem minhas postagens sobre a despoluição da nossa praia – comemorou Maria José Furtado, mais conhecida como Zezé.
A próxima localidade a receber o Angra Vive será a Vila Velha, também na Estrada do Contorno, mas outros bairros serão contemplados, em breve.
- Na Praia do Anil, nós já começamos a obra. Vamos inaugurar, ao lado do Aquidabã, a estação que vai tratar de todo o esgoto do Balneário, Parque das Palmeiras e uma parte do esgoto da Praia do Anil. Estamos também iniciando a tubulação que leva o esgoto de todo o Rio do Choro, desde o São Bento até próximo à Santa Casa. Estamos ainda licitando uma nova ETE, de última geração. O que fizemos hoje aqui na Praia do Bonfim faremos na Praia do Anil e em outras praias também – garantiu o prefeito.

ESPORTE

É claro que não podia faltar esporte na programação do Angra Vive. Logo cedo, aconteceu a prova que marcou a primeira etapa do Circuito Angrense de Canoagem Oceânica. Os campeões foram:
Duplo Open: Alexandre Felipe dos Santos e Sidnei Ramos; Classe SSI Feminino Open: Rafaela do Nascimento; Classe Turismo Feminino Open: Aline da Costa Queiroz; Classe SSI Junior, sub 23: Carlos Gabriel Ribeiro de Paula; SSI Especial; Fabiano Afonso; Classe SSI Masculino Master + Supermaster: Edelson Jordão; Classe Oceânico Individual Masculino Master + Supermaster: Leandro da Silva Nunes; Classe Turismo Masculino Júnior + Sênior: Yago de Lima Cavalcante e Classe Turismo Masculino Master + Supermaster: Paulo Moté.
Além da canoagem, quem foi até a Praia do Bonfim pode participar de jogos de vôlei, ginástica funcional e aulas de stand up. Falando em stand up, no sábado forem entregues 20 novas pranchas compradas pela Prefeitura e que serão utilizadas nas aulas do Polo Esportivo que funciona na praia do Colégio Naval, toda terça e quinta-feira, às 9h, e atende principalmente pessoas com deficiência.
A Escolinha de Canoagem também recebeu um espaço totalmente organizado, no canto da praia, para guardar suas pranchas e canoas.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde também marcou presença no Angra Vive. Uma grande tenda montada na areia da praia ofereceu diversos serviços. O posto de saúde da comunidade também funcionou para ofertar alguns tipos de vacina para os moradores.
Quem passou pela tenda pode realizar consultas com dermatologista; obter encaminhamento, solicitação de mamografia e orientações sobre métodos contraceptivos com uma ginecologista; foram realizados ainda aferição de pressão, teste de glicemia e teste rápido de HIV e sífilis, além de avaliação odontológica e cadastro do cartão do SUS.

MEIO AMBIENTE E CULTURA

Quem for à Praia do Bonfim agora não tem desculpa para deixar seu lixo jogado pela areia. Foram instaladas papeleiras ecológicas, feitas de pneus, para separar o lixo orgânico do reciclável. Também estão disponíveis dois locais onde é possível o banhista retirar sacos para colocar o lixo. Além disso, na ETE do Bonfim vai funcionar um Ecoponto para o recolhimento de óleo de cozinha.
O Angra Vive não poderia ter sido fechado de melhor maneira: com música ao vivo do cantor Perez e a animação do DJ Jacaré.