Prefeitura de Angra no Simpósio Nacional Rural e Urbano

O evento vai acontecer de 13 a 16 de maio, na Universidade Católica de Salvador, na Bahia

Segunda-Feira, 02/03/2020 | Superintendência de Comunicação .

Servidores da Prefeitura de Angra vão marcar presença no VI Simpósio Nacional Rural e Urbano no Brasil, com o trabalho “Diagnóstico das Áreas Periurbanas no Município de Angra dos Reis”, aprovado no eixo 4 - Ruralidades e Urbanidades em Políticas Públicas na América Latina. O evento vai acontecer entre os dias 13 e 16 de maio, na Universidade Católica de Salvador, na Bahia.
A ideia para o trabalho, desenvolvido por uma bióloga e duas estagiárias do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), surgiu da necessidade de ultrapassar a separação entre urbano e rural, dando subsídios ao planejamento e proposta de zoneamento que serão discutidas na revisão do novo Plano Diretor do município.
- Apresentei a metodologia para a Assessora de Planejamento Urbano e Territorial do IMAAR e ela aprovou que o estudo fosse feito. Minha preocupação sempre foi com as áreas rurais do município. O trabalho das estagiárias também merece ser destacado, ambas são meninas que trabalham muito, sérias e comprometidas. Como eu fazia as análises praticamente sozinha, as ensinei a planilhar, mexer no GPS, elaborar mapas e elas se tornaram meu apoio, tanto em campo quanto no departamento – destacou a bióloga.
Para e elaboração do trabalho, foram utilizados dados secundários, socioeconômicos, ambientais e imagens de satélite. Também foram realizadas visitas de campo que auxiliaram na descrição das paisagens observadas, considerando características como densidade, vizinhança, localização geográfica, plurifuncionalidade e identidade. Segundo a equipe, um diferencial do trabalho é a utilização de pesquisa e dados da Secretaria de Educação (especificamente as escolas do campo) e da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca.