Suspensos cortes de água e luz em Angra dos Reis

Saae e Aneel aumentam prazos para os clientes pagarem suas faturas devido à pandemia de Covid-10

Sábado, 28/03/2020 | Superintendência de Comunicação .

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus e da necessidade de que a população permaneça, o quanto possível, em suas residências, promovendo uma boa higienização, estão suspensos, provisoriamente, os cortes de luz e água no município de Angra dos Reis.
O Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (SAAE) vai prorrogar o vencimento das faturas relacionadas ao consumo de água, com vencimento em abril e maio de 2020, em 60 dias após a data originalmente estabelecida como vencimento. Além disso, mediante solicitação formal, o usuário poderá realizar o parcelamento das faturas, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 30,00 para pessoa física e R$ 100,00 para pessoa jurídica.
- Entendemos que, neste momento em que muita gente está mais em casa, o abastecimento deve ser mantido. Pedimos, no entanto, o consumo consciente, para que não falte água a ninguém – disse o presidente do Saae.
Essas determinações, porém, não são válidas para clientes que possuam parcelamento ativo. Também foram excluídos do decreto nº 11.610, de 27 de março de 2020, publicado no Boletim Oficial do Município, os parcelamentos realizados em carnê e as contas de consumo de água com pagamento em débito automático, com vencimento em abril, cujos arquivos já foram enviados ao banco.
Já a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu, nesta semana, por 90 dias, os cortes no fornecimento de energia elétrica em caso de inadimplência por conta da pandemia de Covid-19. A medida vale para distribuidoras de eletricidade de todo país, o que inclui a Enel, que atende Angra dos Reis.
Com isso, moradores de Angra que estiverem com suas rendas prejudicadas por conta dos impactos econômicos dessa quarentena, e por isso com dificuldades de pagar as suas contas, não precisam se preocupar. A medida da Aneel inclui o posterior parcelamento do valor não pago.
– Essas suspensões das cobranças são muito importantes para as pessoas afetadas se reestruturarem financeiramente. Entretanto, pedimos para que aqueles que estão podendo quitar, que paguem normalmente, por uma questão de cidadania, para que os serviços sejam mantidos para todos e os profissionais desses serviços tenham seus salários – destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Rei.