Primeiro caso de coronavírus é registrado em Angra

Paciente é uma mulher, gestante de 38 anos, e esteve no Rio de Janeiro recentemente

Segunda-Feira, 30/03/2020 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis teve confirmado hoje (30) o primeiro caso de Covid-19. Trata-se de uma paciente de 38 anos, gestante, que teve seu exame positivado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ).
Ela está em isolamento domiciliar desde o dia 17 e o seu quadro de saúde vem melhorando até então. Ela reside com a mãe de 60 anos, o marido de 40 e um filho de seis anos de idade. Todos estão sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica de rede e passarão pelo teste para saberem se também contraíram o vírus.
A paciente foi à cidade do Rio de Janeiro no último dia 10 e, logo depois, começou a sentir os sintomas da doença. Vale ressaltar que a mulher vem cumprindo o protocolo de isolamento determinado pela Saúde do município mas, mesmo assim, a equipe já está em contato com a mesma para coletar informações sobre todas as pessoas com quem ela teve contato nos últimos dias para também monitorá-las.
O prefeito fez um vídeo informando a confirmação à população do município e reforçou as recomendações de precauções contra o coronavírus, tais como permanecer em isolamento social, saindo de suas casas o mínimo possível, apenas em casos extraordinários; lavar com frequência as mãos com água e sabão, ficar de um metro a um metro e meio de distância dos outros e, ao retornar para suas casas, deixas o sapato do lado de fora, colocar a roupa para lavar, desinfetar a maçaneta e objetos manuseados na rua e entrar em casa indo diretamente para o banho.
“Faça a sua parte repassando essas informações aos familiares, amigos e conhecidos. A união de todos é muito importante neste momento”, destacou o prefeito.