Câmaras setoriais de cultura farão reuniões on-line

A ideia é que os artistas conversem sobre a Lei de Emergência Cultural

Sábado, 27/06/2020 | Superintendência de Comunicação .

Em reunião on-line do Conselho Municipal de Política Cultural de Angra dos Reis, na última quinta-feira (25), foi deliberado que os conselheiros de cultura participarão de reuniões também on-line com suas devidas setoriais. Os encontros serão abertos a qualquer pessoa interessada.

- O Conselho de Cultura é maduro e sabe a importância desse diálogo com o seu segmento representado. Tenho certeza de que vamos fazer um belo trabalho - comentou o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural.

Os encontros têm o objetivo de acelerar as conversas sobre as demandas da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc - Projeto de Lei 1.075/2020, aprovado pelo Senado no dia 4 de junho, que repassará recursos da União para os estados e municípios. Angra dos Reis poderá receber pouco mais de R$ 1 milhão e 352 mil para destinar a projetos culturais.

- Pela primeira vez na história, a Lei de Emergência Cultural vai transferir recursos federais para o Fundo Municipal de Cultura, criado nesta gestão. Os editais para contemplar os nossos artistas e entidades culturais serão feitos de modo simples, objetivo e transparente – informou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

A cultura vive a expectativa da sanção presidencial. Enquanto isso, os fazedores de cultura e a gestão municipal já estão se movimentando para alinhar a melhor forma de aplicar os recursos.

- Trabalhamos sempre de forma transparente e em parceria com o Conselho, representante legal da classe artística na cidade. Esperamos o engajamento de todos os fazedores de cultura, por isso é de extrema importância que todos façam o cadastrado no município, pois esta é uma exigência para participar de qualquer ação via Fundo Municipal de Cultura de Angra dos Reis – explica a secretária-executiva de Cultura.

REUNIÕES

Confira a agenda de reuniões com o contato de cada conselheiro, com quem os interessados em participar das conversas possam solicitar o link dos encontros on-line.

30/06 - TERÇA-FEIRA

SETORIAL: INICIATIVA PRIVADA
Conselheiro: Andrei Lara – 24 974018832
Horário: 19h
Plataforma: Google Meet

SETORIAL: DANÇA
Conselheiro: Luan Aboud – 24 99883-2641
Horário: 20h30
Plataforma: Google Meet

01/07 - QUARTA-FEIRA

SETORIAL: MÚSICA
Conselheiro: Marcos Magoo - 24 99827-1829
Horário: 18h
Plataforma: Google Meet

SETORIAL: CINE, FOTO E VÍDEO / ARTES VISUAIS
Conselheiro: Maxwell Lino - 24 999263666
Horário: 19h
Plataforma: Google Meet

SETORIAL: AFRO BRASILEIRA
Conselheira: Cristina Morais - 24 99871-2394
Horário: 20h30
Plataforma: Google Meet

02 /07 - QUINTA-FEIRA

SETORIAL: ARTESANATO
Conselheira: Cláudia Vidal – 21 998755510
Horário: 18h
Plataforma: Google Meet

SETORIAL: MODA
Conselheira: Adriana Raftolpoulos – 24 999972774
Horário: 19h
Plataforma: Google Meet

SETORIAL: PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Conselheiro: Alex Albertasse – 24 981549151
Horário: 20h30
Plataforma: Google Meet

03/07 - SEXTA-FEIRA

SETORIAL: CULTURA POPULAR
Conselheiro: William César – 24 992323448
Horário: 18h
Plataforma: Google Meet

SETORIAL: ATENEU ANGRANSE DE LETRAS E ARTES
Conselheira: Alexandra Nóbrega – 24 999833826
Horário: 19h
Plataforma: Google Meet

SETORIAL: ARTES CÊNICAS
Conselheiro: Ronaldo de Oliveira – 24 999763316
Horário: 20h
Plataforma: Google Meet


CADASTRO FAZEDORES DE CULTURA

Grupos, instituições e profissionais de arte e cultura de Angra dos Reis podem solicitar o cadastro, gratuitamente, pelo site www.angra.rj.gov.br/fazedoresdecultura. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail: cultura@angra.rj.gov.br ou pelo telefone da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio: 3365-7221, de segunda a sexta, das 9h às 16h30.
Ao final da solicitação do cadastro no site, aparecerá uma mensagem informando que, dentro de cinco dias úteis, o solicitante receberá um e-mail de confirmação. Caso o preenchimento da ficha e/ou os anexos não estejam completos, será solicitado via e-mail a complementação das informações/documentações. O cadastro só será finalizado, após o envio de todos os requisitos solicitados.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Requerente pessoa física
a) cópia da cédula de identidade;
b) cópia do CPF;
c) currículo atualizado e documentos que comprovem o desempenho, no município de Angra dos Reis, há pelo menos 2 (dois) anos, de atividades artísticas e culturais compatíveis com o objeto da inscrição, tais como: fotos, catálogos, reportagens de jornais e revistas, folders, cartazes e publicações.

Requerente pessoa jurídica
a) cópia dos atos constitutivos registrados em cartório: estatuto ou contrato social atualizado;
b) cópia do CNPJ;
c) cópia da cédula de identidade do representante legal;
d) termo de investidura no cargo do representante legal da pessoa jurídica;
e) portfólio atualizado e documentos dos últimos 2 (dois) anos que comprovem o desempenho, no município, com o objeto da inscrição, tais como: fotos, catálogos, reportagens de jornais e revistas, folders, cartazes e publicações.