Cenário Amarelo/Alerta Máximo – 10 de julho

Plano de Condução Social na Covid-19 para o ‘Novo Normal’

Sexta-Feira, 10/07/2020 | Superintendência de Comunicação .

Nesta sexta-feira, 10 de julho, o município de Angra dos Reis se encontra no cenário Amarelo – Alerta Máximo, com pontuação 5,00 referente ao Plano de Condução Social na Covid-19 para o ‘Novo Normal’, elaborado pelo Gabinete de Crise da Secretaria de Saúde, com base em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Fiocruz, UFRJ e UFF. Os dados são referentes ao período de 26 de junho de 2020 ao dia 9 de julho de 2020.

De acordo com o Gabinete de Crise da Secretaria de Saúde, o resultado final do chamado ‘Covidômetro’ foi obtido por meio da relação entre pesos e fatores dos 12 indicadores eleitos para o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19.

Os possíveis cenários são: Verde - Alerta (pontuação menor que cinco); Amarelo – Alerta Máximo (pontuação entre 5 e 10), Laranja – Atenção Máxima (pontuação entre 10 e 15) e Vermelho – Situação Grave (pontuação maior que 15). Destacamos que os cenários devem considerar a pontuação de duas semanas para a adoção de medidas.

Os indicadores serão divulgados, semanalmente, às sextas-feiras, e levam em conta a propagação da doença, por meio de uma análise da taxa de crescimento de novos casos em um período de sete dias, a quantidade de pacientes internados em leitos clínicos e leitos UTI nas redes pública e privada de saúde e o número de casos ativos, além do número de óbitos devido à infecção por Covid-19.