Angra busca gestão integrada da APA de Tamoios

Representantes da Prefeitura de Angra e do Inea se reuniram para tratar da uniformização da legislação ambiental

Quinta-Feira, 06/08/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra acaba de dar mais um importante passo na busca de uma gestão integrada ambiental. Nessa quarta-feira (5), o prefeito participou de uma reunião com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para tratar da uniformização da legislação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios, uma unidade de conservação gerida pelo Estado, que abrange toda a faixa continental de 33 metros de Marinha e todas as ilhas.
Após a discussão, que também contou com a participação do secretário de Governo e Relações Institucionais e do presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) ficou definida a criação de um grupo de trabalho para fazer a revisão da legislação ambiental da região.
De acordo com o presidente do Imaar, este foi um passo muito importante, já que pode ser a solução de um dos maiores conflitos ambientais vivenciados pelo município.
– Desde a criação do primeiro Plano Diretor Municipal e do primeiro Plano de Manejo da APA, existe este conflito de legislação que prejudica muito o desenvolvimento de Angra dos Reis. O município está bem adiantado na revisão do seu Plano Diretor e agora vamos trabalhar junto com o Estado, através do Inea, para formatar esta gestão integrada da área – explica o presidente do Imaar.

PRAIA DA ITINGA

O prefeito aproveitou o encontro para solicitar junto ao Inea a licença ambiental para a recuperação do calçadão da Praia da Itinga, compromisso que foi assumido pela presidente do órgão estadual junto ao município.
– Agora, com o sinal de que teremos o licenciamento do Inea, a prefeitura poderá fazer esta obra de recuperação do calçadão da praia, que é uma das grandes reivindicações dos moradores da Itinga – frisa o prefeito.