Saúde elabora plano de retomada dos atendimentos

Diante de cada cenário epidemiológico, serviços podem ser ampliados ou reduzidos nas ESFs

Sexta-Feira, 07/08/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, elaborou o Plano de Retomada dos Atendimentos da Atenção Primária, que inclui serviços ofertados à população nos módulos das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), como visita domiciliar dos agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos, aferição de pressão arterial e imunização.

De acordo com a diretora de Atenção Primária, o plano leva em conta os cenários de monitoramento da Covid-19. No cenário verde, os atendimentos são abertos com medidas sanitárias; no amarelo há atendimentos com restrições; no laranja apenas emergências são atendidas e no vermelho os serviços são suspensos.

– No momento, estamos no cenário Amarelo e temos descrito o leque de serviços que conseguimos retomar de forma segura para o paciente e para os profissionais que estão atendendo nas unidades. Tomamos todo o cuidado para que não haja aglomeração, nem o cruzamento de pacientes possivelmente contaminados com grupos de risco – ressalta a diretora.

O plano envolve também garantia de equipamentos de proteção individual (EPI), álcool em gel nas unidades, marcação de distanciamento entre as pessoas, ambiente arejado e ventilado.

– O nosso planejamento é para que as atividades possam voltar de forma segura para todos, mediante orientação do secretário de Saúde, e isso deve acontecer em breve – acredita a diretora, acrescentando que, em meio a pandemia, a Atenção Primária não parou em nenhum momento.

– Reduzimos os atendimentos, por orientação do Ministério da Saúde, mas direcionamos os serviços para o enfrentamento à Covid-19, como monitoramento de pessoas notificadas, realização de testes rápidos e vacinação nos domicílios, entre outras ações – explica.