Angra dos Reis volta a receber turistas

O decreto permitindo a reabertura do setor foi divulgado nesta quinta-feira (13) pela prefeitura

Quinta-Feira, 13/08/2020 | Superintendência de Comunicação .

Depois de praticamente cinco meses com o turismo proibido, na intenção de controlar a pandemia de Covid-19, a cidade de Angra dos Reis volta a receber turistas a partir de sexta-feira (14). O decreto 11.718, permitindo a reabertura do setor, foi publicado pela Prefeitura de Angra no BO nº 1208, que está disponível no site www.angra.rj.gov.br.
Segundo a TurisAngra, a reabertura do turismo será gradual e responsável, cumprindo protocolos sanitários e de distanciamento. Os turistas deverão usar máscaras a todo momento, inclusive nos passeios de barco que, num primeiro momento, funcionarão com capacidade reduzida a 50%. Os meios de hospedagem também irão operar com metade se sua capacidade. Outra mudança ocorrerá no acesso à Ilha Grande, que será feito exclusivamente pelo Centro de Angra ou pela empresa CCR Barcas.
– Angra dos Reis é um destino turístico que vai ao encontro do ‘Novo Normal’, pois oferece muitas opções de lazer para as famílias junto à natureza e ao ar livre, evitando aglomerações. Há uma grande expectativa com a movimentação deste novo turismo – destaca o presidente da TurisAngra.
Para retornarem suas atividades, os diversos setores do turismo tiveram que aderir ao selo “Novo Turismo Angra & Ilha Grande – limpo, seguro e inesquecível”, comprometendo-se a respeitar as normas de segurança previstas no protocolo municipal e nos selos do Governo Federal e Estadual. Até o momento, segundo a TurisAngra, 200 empresas já se cadastraram.
- O nosso objetivo é promover o turismo, garantindo a segurança tanto dos turistas como dos empresários e de seus colaboradores, por isso é importante que, ao escolher nossa cidade como destino, as pessoas deem preferência às empresas portadoras do selo – explica o presidente da TurisAngra.
O protocolo, formatado com as orientações da Vigilância Sanitária, segmentos do setor turístico do município e exemplos de outros destinos turísticos do Brasil e do mundo, pode ser lido na íntegra no site http://angra.rj.gov.br/novoturismo/, onde as empresas deverão efetuar um cadastro.
Os profissionais cadastrados assistirão a uma vídeo-aula elaborada pela Vigilância Sanitária a respeito da necessidade do protocolo e das medidas protetivas. Ao ler o protocolo e concordar com ele, eles passam a portar o selo “Novo Turismo Angra & Ilha Grande – limpo, seguro e inesquecível”, que firma o compromisso das empresas com o governo municipal em prol de um turismo responsável e conectado com os novos tempos.

LIBERAÇÃO DE BARES

O decreto 11.718, publicado hoje, além da abertura do turismo, liberou também o funcionamento de bares, botecos e choperias e sem restrição de horário. Os estabelecimentos devem atender às medidas sanitárias gerais já informadas, funcionar com 50% de sua capacidade total e com um distanciamento de 1,5 metro entre as mesas.