Praça General Osório é revitalizada

O espaço público ganhou acessibilidade, iluminação de LED e outras melhorias

Sexta-Feira, 14/08/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Praça General Osório, um dos principais pontos de encontro do centro da cidade, seja para crianças, jovens ou adultos, acaba de ser revitalizada pela Prefeitura de Angra, num trabalho realizado pela Superintendência de Urbanização, Parques e Jardins. A entrega do espaço ocorreu no início da noite desta sexta-feira (14), inaugurando também sua nova iluminação de LED.

– Vivi uma parte da minha vida aqui na Praça General Osório, mais conhecida como Praça do Carmo. Na minha infância, vinha com amigos para cá jogar bolinha de gude. É uma alegria muito grande a prefeitura hoje estar entregando essa praça linda para todos os moradores de Angra dos Reis – conta o prefeito.

De acordo com a superintendente de Parques e Jardins, o piso de concreto que estava deteriorado foi substituído e calçado com pedra portuguesa branca, respeitando os prédios históricos do seu entorno, e a arquibancada e os bancos de concreto foram revestidos com pedra São Tomé aparelhada para garantir mais conforto aos usuários. Além disso, o espaço ganhou rampa de acessibilidade, novo mobiliário e paisagismo. As crianças também foram lembradas: o playground recebeu piso emborrachado e cerca com ornatos lúdicos.

– Antes de tudo, a prefeitura trabalhou na drenagem da praça para que o escoamento seja perfeito. A revitalização respeitou a configuração existente, que teve o traçado original idealizado pelo paisagista Burle Marx, com várias entradas inspiradas nas praças espanholas – frisa a superintendente.

CASA DO ARTESÃO E ESTAÇÃO SANTA LUZIA

Depois da entrega da revitalização da Praça General Osório, o prefeito e seus secretários foram até à Casa do Artesão que, em breve, passa a funcionar no Cais de Santa Luzia, gerando lucro aos artistas, além de criar oportunidades de divulgação e capacitação, estimulando também o processo criativo.

– Aqui, o turista que vier a Angra vai poder comprar uma lembrancinha com a cara da cidade, confeccionada com a fibra da bananeira, a imagem de Nossa Senhora produzida com o osso da cabeça da cavala ou as famosas pinturas dos barquinhos. A Casa do Artesão vai complementar o Cais de Santa Luzia, tanto para os angrenses como para os turistas conhecerem a nossa arte. Parabéns a todos os artesãos – frisa o prefeito, que ainda caminhou pela Estação Santa Luzia e pelo píer que foram completamente reestruturados recentemente.