Audiência pública online discute a PPP Cidade Inteligente

O projeto foi amplamente apresentado à população por meio do Youtube

Quinta-Feira, 20/08/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais/Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, realizou na manhã de hoje (20), uma audiência pública sobre a Concessão patrocinada para a implantação, manutenção, operação e infraestrutura de serviço, sistemas e equipamentos que compõem o projeto “Cidade Inteligente”. A audiência foi em formato online para proteger a população da Covid-19, neste momento de pandemia.

Durante pouco mais de uma hora e meia, 170 pessoas estiveram conectadas no canal do Youtube pelo qual a audiência foi transmitida e puderam tirar suas dúvidas sobre o projeto que tem a missão de modernizar a cidade e oferecer à população um serviço público mais eficiente.

- Esta foi uma etapa muito importante. Tivemos um pico de 83 pessoas assistindo simultaneamente a audiência pública, com muitas perguntas e participação da população e do player do mercado – avalia o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Estratégica, que apresentou o projeto ao lado dos superintendentes de Políticas Públicas e Planejamento.

O objetivo da PPP Cidade Inteligente é gerar um grande avanço na cidade, em 36 meses, nas áreas de sistema de gestão, mobilidade urbana, meio ambiente, telecomunicações e segurança. Para isto estão previstas ações como a ampliação da rede de dados; implantação do estacionamento rotativo; praças com internet gratuita; árvores de captação de energia solar para carregar baterias; expansão da cobertura de videomonitoramento - incluindo leitor facial; equipamentos de medição de dados ambientais; semáforos inteligentes com gestão de tráfego; drones; totens; entre outras diversas aplicações. O valor da contraprestação mensal será de, no máximo, R$ 440 mil mensal. O prazo de concessão é de 25 anos.

- Se nós alcançarmos somente uma oferta de modernização de tecnologia, estaremos errando. Nossa missão é alcançar o usuário do serviço, a população. A tecnologia tem que ser vista como um mecanismo para melhorar a qualidade do serviço ofertado aos moradores – destaca o secretário de Planejamento.

O modelo de PPP de Angra dos Reis é o mais completo e inovador de Cidade Inteligente existente atualmente no país, usando aplicações e modelos nacional e internacional. Os recursos para a realização e manutenção do projeto vão vir de três vias: a criação do estacionamento rotativo, a exploração da fibra ótica e publicidades digitais.

O edital do projeto está disponível até o próximo domingo (23), no site ppp.angra.rj.gov.br para que as empresas interessadas em participar do certame e a população em geral possam consultar e opinar.

- A audiência é um rito obrigatório e necessário para seguirmos com o processo da PPP Cidade Inteligente. O governo está trabalhando com os pés no chão para viabilizar o projeto e para que o certame na B3 - Bolsa de Valores de São Paulo - congregue o máximo de assertividade, respeitando a legislação, as aplicações possíveis de existir e a capacidade econômica que o município tem – finaliza o secretário, agradecendo a participação de todos os moradores.