Formação de Atenção à Rede Pública Municipal de Ensino

Gestores e pedagogos da rede pública municipal debaterão temas relacionados à educação e à Covid-19

Quinta-Feira, 20/08/2020 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação (Departamento de Diversidade e Inclusão), promove, a partir de segunda-feira, 24 de agosto, a Formação de Atenção à Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis, com o tema “Acolher e Apoiar: desafios e reflexões sobre a retomada do ensino presencial”. O objetivo é preparar gestores e pedagogos da rede pública municipal à acolhida dos docentes e estudantes após o ápice de contágio e isolamento social relacionados à pandemia da Covid-19.

Serão trabalhados impasses subjetivos e sociais decorrentes do afastamento de estudantes e profissionais do que antes era considerado o cotidiano comum das escolas. A retomada das aulas exigirá uma adaptação a novas rotinas, visando à preservação de toda a comunidade escolar: docentes, estudantes e suas famílias.

As ações intersetoriais entre Educação, Saúde e Assistência Social são fundamentais para minimizar os desafios do pós-pandemia na comunidade escolar. A proposta da formação é provocar uma reflexão coletiva sobre a função que a escola vai precisar reelaborar no pós-pandemia, já que ela será um espaço de acolhimento, escuta, aprendizado e convívio social, levando em consideração o período excepcional vivenciado por todos. A formação acontecerá integralmente, de forma remota, através de plataforma digital.

A equipe técnica da SEC/DEDIN de Serviço Social, Psicologia e Fonoaudiologia irá ofertar uma série de reflexões/discussões pautadas nos conhecimentos técnicos e científicos fundamentais para esta nova fase mundial de reorganização social. As inscrições foram realizadas no período entre 10 e a 18 de agosto, conforme cronograma já divulgado. A carga horária será de 40h, e a formação será efetuada pelo Google Classroom.

Aqueles que se inscreveram na formação e ainda possuem dúvidas, deverão entrar em contato com a equipe do Departamento de Diversidade e Inclusão (DEDIN) pelo telefone (24) 3377-1962 ou pelo e-mail sect.dedin@angra.rj.gov.br.