Secretaria de Educação quer evitar evasão escolar

Carro de som da Defesa Civil vai circular pela cidade informando sobre o ensino remoto

Quarta-Feira, 11/11/2020 | Superintendência de Comunicação .

As aulas na rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis foram retomadas, de maneira remota, no mês de setembro, e embora os alunos tenham a opção entre estudar utilizando a internet ou por meio de material impresso, muitos deles ainda não apareceram. Para evitar a evasão escolar a Secretaria de Educação começou então uma busca ativa destes estudantes.

Um dos instrumentos a serem utilizados nesta busca pelos alunos é o carro de som da Defesa Civil. Ele circulará por toda a cidade informando que as aulas já foram reiniciadas e como os pais e alunos devem proceder para prosseguir com os estudos.

As atividades para os alunos da Educação Infantil estão sendo disponibilizadas na plataforma de Apoio Pedagógico para Orientação e Interação de Angra dos Reis (Apoiar), da Secretaria de Educação, no endereço www.sectonline.com.br/apoiar ou no site oficial da Prefeitura de Angra dos Reis www.angra.rj.gov.br.

Os pais ou responsáveis podem também ir à Play Store e baixar o aplicativo da SectOnline no celular ou tablet. Os alunos que não têm acesso à internet podem estudar retirando material impresso na escola onde estão matriculados.

Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) devem acessar a Apoiar e complementar as atividades por meio dos livros de português e matemática comprados pela prefeitura e que devem ser retirados em suas escolas. Os que preferirem, poderão realizar as lições complementares utilizando a plataforma Moderna Edu, no site modernaedu.com.br.

Os alunos dos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) também estão utilizando a Apoiar e fazendo a complementação da aprendizagem utilizando livros do Plano Nacional de Livros Didáticos, programa do Governo Federal.

Até que as autoridades sanitárias liberem o retorno das aulas presenciais, o ensino permanecerá de forma remota. Seguindo o novo calendário letivo de 2020, criado pela Secretaria de Educação, o término das atividades só ocorrerá em 30 de janeiro de 2021, com o período de férias tendo início em 1º de fevereiro indo até 2 de março.